quarta-feira, 8 de maio de 2013

O leite materno reduz a resistência microbiana aos antibióticos


WASHINGTON - Uma proteína no leite materno reduz significativamente a resistência aos antibióticos desenvolvidos por alguns patógenos causadores de pneumonias graves e outras infecções difíceis de tratar. Isto é o que revela um estudo publicado quarta-feira na revista americana "PLoS ONE".


Esta descoberta é promissora para os hospitais. Eles são muitas vezes confrontados com o problema dos "superbactérias" resistentes a antibióticos, tais como o Staphylococcus aureus resistente à meticilina(SARM), responsável por um grande número de infecções hospitalares.

Experiências conduzida em culturas de laboratório e em animais demonstraram que esta proteína, chamada "Human Alpha-lactalbumine made lethal to tumor cell", ou HAMLET (alfa-lactalbumina humana letal a células tumorais, em português), aumenta a sensibilidade de bactérias a múltiplos antibióticos, como a penicilina e a eritromicina.

Os efeitos foram tão pronunciadas que as bactérias resistentes incluindo a penicilina, como estreptococo da pneumonia e a SARM, recuperaram a sensibilidade a estes antibióticos a que tinham resistência anteriormente, explicam os pesquisadores, cujo Anders Hakansson, professor adjunto de microbiologia na Universidade de Buffalo, um dos três co-autores desta pesquisa.

HAMLET "tem o potencial de reduzir a concentração de antibiótico necessária para combater infecções e nos permite usar os antibióticos mais comuns contra patógenos resistentes", disse Anders Hakansson.

Utilização orientada contra tumores

As bactérias parecem ter grande dificuldade em desenvolver resistência à HAMLET. Elas morrem em grande número, mesmo depois de terem sido expostas a esta proteína por muitas gerações, acrescentou.

"Ao contrário dos tratamentos sintéticos, HAMLET é uma substância que se forma naturalmente no leite humano e não tem efeitos colaterais tóxicos, que frequentemente são observados com antibióticos muito fortes necessários para matar agentes patogênicos multirresistentes" observa o pesquisador.

A HAMLET também foi pesquisado para a sua utilização direcionada contra tumores cancerígenos, especialmente aqueles resistentes a outros tipos de quimioterapia.

Criasaude.com.br, 7 de maio de 2013 - © Svetlana Fedoseeva - Fotolia.com
fonte:http://www.criasaude.com.br/N21036/o-leite-materno-reduz-a-resistencia-microbiana-aos-antibioticos.html
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.