quarta-feira, 29 de maio de 2013

Ovo, O Rei Das Proteínas – Coloque Ovos Em Sua Dieta


O ovo tem sido um alimento tão adorado, quanto caluniado, tão mistificado como proibido em diferentes dietas, hábitos ou desportismos. A verdade é que este alimento tem propriedades muito diferentes em clara e gema, talvez, esta última seja desconhecida.
O ovo, além de proporcionar a melhor proteína encontrada em todos os alimentos naturais, sua gema é rica em gorduras saudáveis, tem uma grande variedade de vitaminas e minerais. É um alimento natural e também “envasado na fonte”.
Por certo, certamente você se lembra de como tomava ovos crus, como Rocky Balboa. Isto é um erro. Para o nosso corpo assimilar as proteínas, devem desnaturalizar-se, de um ovo cozido podemos assimilar 90% de suas proteínas, cru só assimilamos a metade.

A clara, rica em proteínas.
O branco de um grande ovo fornece cerca de 17 calorias. Ela consiste principalmente em água e proteínas. As proteínas são cadeias de aminoácidos, no caso do ovo são os 8 essenciais (indispensável) para o corpo humano. Ela também contém vitaminas e minerais (niacina, riboflavina, magnésio e potássio, etc.).

A gema: Gordura e colesterol, mas não de modo prejudicial.
A gema fornece cerca de 60 calorias. Embora a gordura total seja de 4 a 4,5 g, por unidade, do qual 1,5 g são de gordura saturada e insaturada porção (gorduras predominantemente monoinsaturadas, que são benéficas para o corpo).
Ela também contém vitaminas e minerais importantes: A, D, E, ácido fólico, vitamina B12, B6, B2 e B1, o ferro, o fósforo e zinco. Na verdade todas as Vitaminas A, E e D e que se encontram na gema de ovo. A gema do ovo é um dos poucos alimentos que contém naturalmente vitamina D. Tem colina, uma substância naturalmente presente na gema, que influencia o desenvolvimento de memória durante a fase embrionária. E um componente essencial da dieta para o funcionamento de todas as células.

O ovo na sua dieta:
Tradicionalmente, as recomendações de não mais de três ovos por semana estão desatualizadas, especialmente se o caso é sobre as pessoas ativas que se exercitam regularmente. Estudos recentes sobre o assunto aconselham consumir um ovo por dia.
O ovo teve seus altos e baixos, de representar a má alimentação, pelo aumento do colesterol, para ser supervalorizado (especialmente a clara) para fisiculturistas que comiam em todos os momentos e em quantidades mal fundamentados.
Todos nós temos a falsa crença de que a gema do ovo é uma gordura pouco saudável, muitos médicos e atletas vieram mesmo a eliminá-lo de suas dietas. No entanto, não é tão ruim quanto se pensa, as propriedades benéficas superam as desvantagens. Países como Japão, Espanha e França (três dos maiores consumidores de ovos) têm as mais baixas taxas de mortalidade cardiovascular entre todos os países industrializados do mundo. Os resultados são decisivos: nenhuma evidência de aumento de colesterol no sangue (em quantidades significativas) em pessoas adultas por maior consumo de ovos.
O teor de gordura é de 4 a 4,5 g por unidade, e a maioria são insaturados (gorduras saudáveis para o coração). Se removermos a gema não só desperdiçaremos essas gorduras saudáveis, mas também importantes vitaminas e minerais. Se você quiser excluir uma gema de ovos, exclua a cada dois ou três, no máximo.

Você sabia que…
As chalazas são duas formações similares a cordões transparentes esbranquiçados cuja função principal é a de fixar a gema ao centro do ovo. Quanto mais proeminente é a chalaza, mais fresco é o ovo. Há pessoas que pensam erroneamente que o ovo está em mal estado, quando na verdade é o oposto.
A cor é influenciada principalmente pela dieta da galinha: se a ave consome alimentos de cor mais laranja (por exemplo, o milho “Silver”, que é mais colorido, e de alto consumo de aves na Argentina), então o resultado da gema é um tom amarelo / laranja, mas se você comer alimentos de cor mais esbranquiçada, a gema será menos laranja. Além disso, há pigmentos naturais das flores que também servem de alimento para as aves. Corantes artificiais não são permitidos.
Quando o ovo é cozido durante um período definido, geralmente aparece coloração verde na superfície da gema. Não se preocupe, não é mais do que o resultado de reações de enxofre e ferro contido naturalmente. Embora este aspecto possa agravar uma apresentação não tem qualquer influência sobre o seu valor nutricional e sabor.

fonte:http://www.saudedicas.com.br/dicas/ovo-o-rei-das-proteinas-coloque-ovos-em-sua-dieta-2812938
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.