sexta-feira, 17 de maio de 2013

Alimentação: consumir nozes e castanhas fazem bem à saúde.


Melhorar a saúde é uma obrigação nos dias de hoje e para isso a alimentação tem fator importante. Consumir nozes, amêndoas, pistaches, castanhas de caju e castanhas-do-pará melhoram a saúde em geral e ainda ajudam a reduzir o peso e o tamanho da cintura. Muitas pessoas acreditam que essas oleaginosas devem ser evitadas devido ao elevado teor de gordura e calorias e, por isso, evitam o seu consumo e acabam perdendo os benefícios desses alimentos.

No site Terra foi publicada uma relação de benefícios que o consumo das oleaginosas proporciona a nossa saúde:

1 - Redução de estresse.
Os nutrientes encontrados em vários tipos de frutas oleaginosas podem ajudar a proteger o corpo contra os efeitos nocivos do estresse. Um estudo constatou que iguarias ricas em ácido alfa-linolênico, como nozes, protegem o coração durante períodos de estresse agudo, conhecidos por causar tensão cardiovascular. E amêndoas, graças ao alto teor de vitamina E, vitamina B e magnésio, podem amparar o sistema imunológico quando a pessoa está estressada.

2 - Saúde do coração.
Oleaginosas, como amêndoas, avelãs, amendoim, castanha-do-pará, nozes e castanha de caju, podem desempenhar um papel na redução do risco de doença cardíaca, de acordo com uma revisão da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Isso porque ajudam a reduzir o colesterol e ainda incorporam doses de gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, saudáveis para o coração, e fibra, que tem um efeito protetor do órgão. Também são ricas em arginina, um aminoácido que se converte em óxido nítrico no corpo e ajuda os vasos sanguíneos a relaxarem.

3 - Câncer de pulmão.
Uma dieta rica em pistaches pode fornecer proteção contra o câncer de pulmão, de acordo com pesquisa preliminar apresentado pela Associação Americana de Pesquisa de Câncer. Os cientistas teorizam que o alto teor de gamma-tocopherol, um tipo de vitamina E, pode ser a chave para a proteção contra o câncer, embora mais estudos sejam necessários.

4 - Manutenção do peso.
Muitos estudos descobriram que as oleaginosas podem desempenhar um papel na manutenção do peso. Isso porque saciam, já que são lentamente metabolizadas pelo organismo graças à alta contagem de fibras. Sendo assim, as pessoas se sentem mais satisfeitas depois de comer as iguarias do que após a ingestão de alimentos de valor calórico semelhante, mas de menor densidade de nutrientes.

5 – Diminui o colesterol.
Uma noz por dia pode manter o colesterol ruim baixo, de acordo com um estudo de 2010 publicado na revista Archives of Internal Medicine, que encontrou uma redução de 7,4% no colesterol ruim (LDL) e de 8,3% na proporção de LDL e HDL (colesterol bom). Além disso, as concentrações de triglicérides diminuíram mais de 10%.

6 – Protege contra câncer de próstata.
Castanha-do-pará, que tem alta concentração do mineral selênio, pode fornecer proteção contra o câncer de próstata avançado, de acordo com pesquisa preliminar apresentada pela Associação Americana de Pesquisa do Câncer. Os cientistas descobriram que os homens com altos níveis de selênio tinham 60% menos chances de desenvolver câncer de próstata avançado em 17 anos.

7 – Ajuda na saúde do cérebro.
As oleaginosas são consideradas alimentos para o cérebro, devido à boa dose de vitamina E que apresentam, isso ajuda a diminuir o declínio cognitivo com a idade. Além de proteger contra problemas associados à idade, o British Journal of Nutrition publicou um estudo que diz que nozes podem melhorar a memória de trabalho (memória de curto prazo), resolução de problemas e função motora. Os testes foram realizados em ratos.

8 – Melhora saúde reprodutiva masculina.
Comer dois punhados de nozes pode melhorar a qualidade do esperma, segundo estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Além disso, pistache pode desempenhar um papel na luta contra a redução da disfunção erétil, informou um estudo publicado no Journal of Impotence Research.

fonte: http://www.blogdocatarino.com/2013/05/alimentacao-consumir-nozes-e-castanhas-fazem-bem-a-saude.html
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.