quarta-feira, 22 de maio de 2013

Ferro


Nomes

Nome francês: ferro
Nome científico: ferro (Fe)

Dose diária
A dose diária recomendada é de:
- 10 mg para os homens
- 15 mg para as mulheres (a necessidade aumenta após as perdas menstruais ou em caso de gravidez)

Nutrientes que contêm ferro
- Carne, fígado, gema de ovo, peixe, legumes verdes (folhas verdes), feijões secos, espirulina (uma alga).

Efeitos
- Permite o desenvolvimento e o bom funcionamento da hemoglobina (molécula dos glóbulos vermelhos que fixam o oxigênio) e da mioglobina.

Indicações
- Anemia, gravidez (pois a necessidade de ferro aumenta), tensão pré-menstrual (Ler comentários).

Carências
- Anemia ferropriva [síntomas típicos: palidez, fadiga, problemas de respiração], aftas,....

Excesso
- Problemas do fígado e do coração, hemocromatose [causada por problemas sérios de absorção do ferro, sintoma típico: palidez, fadiga,...]

Observações
- As preparações (medicamentos) à base de ferro prodem provocar efeitos secundários como prisão de ventre, diarréia, ou ainda dor de barriga. Apesar do ferro ser melhor reabsorvido em jejum é aconselhado, em caso de efeitos secundários, tomar as preparações à base de ferro com as refeições.

- O ferro em forma de Fe2+ é melhor absorvido do que o Fe3+ (também conhecido como ferro férrico).

- Os problemas de anemia podem provir de uma alimentação muito pobre em ferro ou de um problema de absorção do ferro.

- Um estudo americano publicado em fevereiro de 2013 no American Journal of Epidemiology (Jornal Americano de Epidemiologia) mostrou que o consumo de ferro de origem vegetal reduziu em um terço o risco de sofrer de TPM (tensão pré-menstrual). Este estudo envolveu 3.000 mulheres e durou cerca de 10 anos. Pode-se encontrar o ferro de origem vegetal em legumes, folhas verdes, feijões secos e espirulina (uma alga).

O risco de desenvolver TPM diminuiu significativamente em mulheres que consumiam mais de 20 mg de ferro por dia. O menor risco foi observado em mulheres que tomavam mais de 50 mg de ferro por dia.

No entanto, de acordo com a Sra. Bertone-Johnson, que participou do estudo, a dose máxima diária recomendada de ferro para mulheres antes da menopausa é de 18 mg por dia.

É importante não exceder a dose máxima diária de ferro para evitar os efeitos colaterais, que podem ser perigosos para saúde.

De acordo com os pesquisadores do estudo, o ferro (e outros minerais eficazes para o tratamento de TPM, tais como o magnésio, zinco e cálcio) pode ser adquirido através da dieta ou por meio de suplementos alimentares. O estudo levou em consideração o ferro de origem vegetal e suplementos alimentares de origem vegetal (ferro não ligado ao grupo heme, uma molécula que se encontra ligada ao ferro de origem animal).

- É interessante saber que é fácil medir os níveis sanguíneos de ferro por um simples exame de sangue. Portanto, o seu médico pode verificar seus níveis de ferro no organismo, e se for baixo, pode prescrever suplementos alimentares e medicamentos que contenham ferro, ou melhor ainda, te incentivar a comer alimentos ricos em ferro.

Foto: © Svetlana Fedoseeva - Fotolia.com
fonte:http://www.criasaude.com.br/N2920/ferro.html
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.