quarta-feira, 22 de maio de 2013

Os alimentos que vão direto para o cérebro


Parecem que alguns alimentos, como frituras, vão direto para as coxas, nádegas e barriga.
Mas outros vão direto para o cérebro e melhoram as habilidades intelectuais: melhor memória, concentração aumentada, mais atenção, mais facilidade para tomar decisões…

Um estudo publicado na revista Neurology mostra que pessoas que consomem determinados alimentos tendem a ter cérebros maiores e mais ativos. E a melhor parte é que o resultado é visto em pessoas mais velhas (75 a 90 anos ou até mais).
Se você quiser viver muitos anos com um cérebro em sua melhor forma, tome nota dos alimentos que você precisa consumir.

Alimento para a mente
O que ajuda o cérebro: a alta concentração de vitaminas B, C, D e E e ômega-3 os ácidos graxos no sangue estão associado a uma melhor capacidade de decidir, organizar, concentrar e orientação no espaço. Além disso, uma maior concentração nos níveis de HDL (o colesterol bom, “lipoproteína de alta densidade”), bem como a luteína e zeaxantina, e antioxidantes.

Alimentos nocivos ao cérebro
Os ácidos graxos saturados (leite, carne) causam danos ao cérebro.
Porém não basta evitar as gorduras trans (ou gordura trans). As gorduras saturadas simples, presentes na dieta moderna (leite, carne, salsichas) também danificam as funções intelectuais.
Quanto maior a quantidade de gordura saturada ingerida, mais piora com o tempo desempenho intelectual. Da mesma forma, uma alta ingestão de ácidos graxos monoinsaturados parece proteger as funções cerebrais. Os ácidos graxos monoinsaturados são encontrados no azeite de oliva e abacate.

O que fazer para cuidar bem de seu cérebro
Se você quiser manter a atividade intelectual através da comida boa, então você deve:
Priorizar vegetais ricos em vitaminas e antioxidantes: espinafre, brócolis, abobrinha e em geral todos os legumes coloridos, alimentos ricos em ômega-3, tais como sementes de linhaça (que devem ser moídos antes de consumir, ou então não são digeridos), nozes, salmão e ovos enriquecidos com ômega-3.

Comer menos gordura saturada (carne, laticínios) e gorduras trans (encontradas em óleos hidrogenados).
Comer mais gorduras monoinsaturadas (azeite de oliva e abacate). Uma vida intelectualmente ativa não muda nada

As pessoas instruídas têm o mesmo risco de problemas de memória quando mais velhas do que aqueles que apenas estudaram. Da mesma forma que o fato de que ele desempenhar uma vida intelectual complexa, que tenha usado muito o cérebro, não faz diferença após a aposentadoria.
Portanto, o seu passado não importa; manter suas boas faculdades intelectuais consiste unicamente em uma boa alimentação seguindo as recomendações anteriores para se manter ativo social, mental e fisicamente.

Nosso estilo de vida é que nos permite conservar nossas funções intelectuais.
Para permanecer jovem, fuja do sofá, retome as atividades saudáveis e sejas de carne e osso.

Fonte: http://www.saudedicas.com.br/dicas/os-alimentos-que-vao-direto-para-o-cerebro-1611572
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.