sexta-feira, 31 de maio de 2013

Inclua o zinco na alimentação e tenha uma vida mais saudável


Nos dias de hoje, ter uma vida mais saudável é quase uma obrigação. Isso vale não só para as mulheres como também para homens e crianças. A busca pela saúde física e mental passa pela prática de exercícios e pela inclusão na dieta de alimentos ricos em determinadas vitaminas e minerais. Entre eles está o zinco, uma substância essencial para o corpo e que atua em processos vitais no organismo.
A inclusão do zinco na dieta tem muitos benefícios. Seu papel é muito importante, pois ele ajuda na manutenção do sistema imunológico. O mineral também atua em outros processos capazes de garantir boa maturação sexual, fertilidade e reprodução, além de auxiliar na cicatrização de ferimentos. Ele afeta o funcionamento de várias enzimas responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento normais dos indivíduos. Os níveis de zinco, elevados ou baixos demais no organismo podem contribuir, inclusive, para o diagnóstico de algumas doenças.
O consumo de zinco diariamente em quantidades diminutas é essencial para uma boa saúde. A recomendação de consumo é de 15 mg. Para grávidas o consumo aumenta para 20 mg e as lactantes devem ingerir pelo menos 25 mg por dia. Para crianças a quantidade de zinco na alimentação é um pouco menor. Para bebês até um ano de idade é 5 mg por dia e para crianças entre 1 ano e 10 anos é de 10 mg/dia.


Para aumentar a quantidade de zinco (Zn) no organismo devemos ingerir alimentos que sejam ricos nesse mineral. Nesse caso há alimentos que contém maior ou menor teor de zinco em sua composição. Ele é encontrado em maior quantidade na carne vermelha (como fígado de boi), carne de porco, na gema do ovo, em laticínios, frutos do mar (principalmente ostras) e também em farinhas e cereais integrais como aveia e grão de soja. Apesar do mineral estar presente também em frutas e vegetais ele é pouco aproveitado pelo organismo.

Uma dieta deficiente no consumo de zinco pode trazer vários problemas para a saúde de crianças e adultos. Ela afeta o desenvolvimento físico, mental e sexual, podendo causar esterilidade e a lenta cicatrização de feridas. A queda de cabelo e problemas de crescimento de crianças estão entre os problemas decorrentes de uma dieta pobre em zinco.
Além disso a quantidade de zinco abaixo do normal no organismo pode indicar a existência de algumas doenças graves como desnutrição, anemia falciforme, pancreatite, intolerância a glicose (podendo causar diabetes), anorexia, tuberculose e até mesmo câncer com metástase hepática, entre outras.
Por outro lado é preciso estar atento aos efeitos tóxicos do zinco no organismo. Nesse caso ele pode se manifestar através de náuseas, vômito, dores abdominais e anemia e pode servir como indicativo da presença de algumas doenças como aterosclerose, insuficiência cardíaca crônica e osteosarcoma.
Fonte: Tatiana Zanini, formada em Nutrição pela UniSantos no Brasil e Especialista em Nutrição Clínica pela Universidade do Porto em Portugal.

fonte:http://br.mulher.yahoo.com/inclua-o-zinco-na-alimenta-o-e-tenha-181800121.html
Por Maximiliano da Rosa | Yahoo! Contributor Network
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.