quarta-feira, 29 de maio de 2013

Conheça os alimentos e nutrientes que protegem os ossos e ajudam á emagrecer


Para manter a boa forma é preciso ter ossos fortes que permitam a prática de atividade física e uma boa qualidade de vida. Conheça os alimentos e nutrientes que protegem a estrutura óssea e deixam seu corpo mais forte e saudável.

Magnésio
Quanto comer: 1 pires de chá (100 g) de espinafre cozido + 6 unidades de amêndoas + 1 batata assada e com casca (100 g) + 5 camarões médios cozidos (100 g)

Como o magnésio afeta os ossos?
60% do magnésio em nosso organismo é resultado da combinação entre cálcio e fósforo. A função é aumentar a qualidade óssea. Sua deficiência pode interferir no processamento do cálcio.

Quantidade diária: 420 mg para homens e 320 mg para mulheres acima dos 30 anos de idade. Consumo diário superior a 450 mg é desaconselhável.

Outras fontes importantes: folhas e vegetais verdes-escuro; batata, sementes, grãos integrais e nozes. Pequenas quantidades são encontradas em bananas, uvas-passas e camarão.

Zinco
Quanto comer: 1 bife pequeno (100 g) de carne vermelha assada + 50 g de castanha de caju sem sal + 1 concha de feijão branco (100 g) + 6 amêndoas

Como o zinco afeta os ossos?
Coopera na produção de enzimas que participam na formação do osso.

Quantidade diária: 11 mg para homens acima dos 19 anos e 8 mg para jovens e mulheres acima dos 19 anos. Consumo diário superior a 40 mg é desaconselhável.

Outras fontes importantes: ostra, caranguejo, frango, grãos integrais e nozes

Cálcio
Quanto comer: 1 copo de leite desnatado (200 ml) + 1 fatia de ricota (30 g) + 1 pote de iogurte natural (200 ml) + 1 pires (chá) de brócolis refogado (100 g)

Como o cálcio afeta os ossos?
Necessário para a saúde dos ossos, dentes e funções apropriadas do coração, músculos e nervos. O corpo não produz cálcio, por isso absorve o mineral dos alimentos.

Quantidade diária: varia de 210 mg a 1.500 mg diárias, conforme a faixa etária.

Outras fontes importantes: folhas e vegetais verdes-escuro, tofu (queijo feito de soja) e amêndoas.

Manganês
Quanto comer: 50 g de amendoim torrado sem sal + 2 fatias de abacaxi (100 g)

Como o manganês afeta os ossos?
Importante para a formação da resistência óssea.

Quantidade diária: 2,3 mg para homens e 1,8 mg para mulheres acima dos 19 anos de idade. Consumo diário superior a 11 mg é desaconselhável.

Outras fontes importantes: nozes, arroz integral, chá-verde e aveia.

Cobre
Quanto comer: 1 concha de lentilha cozida (100 g ) + 1 pires (chá) de cogumelo shitake (100g) + 1 barra pequena de chocolate meio amargo (50 g)

Como o cobre afeta os ossos?
Influencia na formação do osso e é essencial para as ligações do colágeno ósseo. O colágeno é parte fundamental da estrutura óssea, pois é nas suas fibras que o cálcio se depositará. Se o colágeno não tiver uma estrutura forte, o osso se quebrará com facilidade.

Quantidade diária: 0,9 mg para homens e mulheres acima dos 30 anos. Consumo diário acima de 10 mg é desaconselhável.

Outras fontes importantes: fígado de boi, semente de girassol, frutos do mar, amendoim e castanha de caju.

Inserir esses alimentos no cardápio,dentro de uma dieta equilibrada,além de proporcionar ossos fortes auxilia na eliminação dos quilinhos indesejáveis.Não é tudo de bom? Para maiores informações consulte um médico e um nutricionista.

Fonte: Revista Viva Saúde
por Márcia
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.