terça-feira, 28 de maio de 2013

Contra a fibromialgia, movimento antes de tudo


Médicos canadenses emitiram diretrizes para o tratamento da fibromialgia. Suas recomendações centram-se principalmente em estratégias não farmacológicas, especialmente no uso de exercícios físicos.


Uma definição estabelecida
"A síndrome da fibromialgia é um conjunto de sintomas no qual o principal é a dor crônica (com uma duração superior a três meses), extensa e difusa, contínua, flutuante, aumentando principalmente com os esforços", define a Alta Autoridade de Saúde (em francês: Haute Autorité de Santé - HAS). "Essa dor singular é acompanhada por fadiga, distúrbios do sono, estados depressivos e ansiedade".

No Canadá, os médicos das Universidades McGill e Calgary publicaram as primeiras (de seu país) recomendações de boas práticas para a gestão desta condição. Elas são baseadas em "intervenções não-farmacêuticas, tais como exercícios, técnicas de relaxamento, terapia cognitivo-comportamental. Assim como medicamentos adaptados às necessidades individuais dos pacientes". Os autores explicam que "o objetivo principal é melhorar a qualidade de vida, aliviando os sintomas". As dores, especialmente.

Mover ...
Essas recomendações são semelhantes ao estabelecido na França, pela HAS, que fez um relatório de orientações sobre o assunto em julho de 2010. Como explicou Anne-Françoise Pauchet-Traversat (departamento de doenças crônicas e de acompanhamento de paciente da HAS), "a palavra de ordem adotada no momento, é a atividade. Devemos promover a retomada ou a continuação gradual da atividade física destes pacientes (...): pelo menos meia hora de atividade física, adaptada, todos os dias".

Ela acrescenta que "o medicamento não é, necessariamente, a primeira medida a ser tomada. É o médico de clínico que deve decidir, dependendo dos sintomas e seu impacto sobre a vida cotidiana". Anne-Françoise-Pauchet Traversat salienta, finalmente, a importância de "avaliar regularmente a eficácia de cada tratamento adotado em relação a seus benefícios, efeitos colaterais e seu custo".

Causas desconhecidas
Lembre-se que em 80% dos casos a fibromialgia afeta as mulheres e 9 de 10 pacientes com menos de 60 anos. Sua prevalência é de 1,4% à 2,2% na população em geral. Em relação a suas causas, elas permanecem desconhecidas. Se você está preocupada(o), fale com o seu médico.

Criasaude.com.br, 27 de maio de 2013.
Fonte: Jornal da Associação Médica Canadense, 6 de maio de 2013 - Relatório de orientações da, HAS Atualidades e Práticas - n º 30 - junho 2011
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.