sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Adeus, pneus

Para mandar embora a gordura localizada que insiste em estacionar na sua cintura, siga a série de exercícios e veja os resultados em um mês e meio

Por Vladimir Maluf
Fotos: Caio Melo

A gordura abdominal, mais que inimiga da estética, é um significativo risco à saúde e deve ser eliminada já. A série de exercícios que você vai conferir ajuda a combater os pneus, sem sair de casa.

O programa é completo incluindo corrida, musculação e exercícios aeróbicos, indicados pelo professor de Educação Física Roberto França, da academia Competition (SP), e começa a mostrar resultados em 45 dias. Se for levado a sério, claro.

Com esse programa, você vai perder gordura do corpo todo, com ênfase na região abdominal. Não dá para eliminar só a barriga – e nem seria saudável.

Para começar, é imprescindível que você procure um médico, para saber se está apto a fazer atividades, além de conhecer suas condições física e cardíaca. “Às vezes, a pessoa parece saudável, mas tem algum problema de saúde e não tem sintomas, por isso, é importante fazer um check-up, inclusive para saber se há lesões imperceptíveis nos joelhos, coluna e quadris ”, alerta Roberto.

Você corre perigo?

É hora de pegar a fita métrica e avaliar se a gordura localizada do seu abdômen está sendo prejudicial à saúde. Esta medida deve ser feita na altura do umbigo. De acordo com o cardiologista da Unifesp, Edmar Santos, o limite é de 88 cm para o sexo feminino e 102 cm para o masculino. O ideal é que as mulheres tenham até 80 cm, e homens, no máximo, 95 cm.

Os famosos pneus na cintura, fora o incômodo visual, aumentam o risco de infarto do miocárdio, hipertensão, diabetes e derrame. Se estiver muito acima do limite, não fique esperando, procure um médico. “As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte em todo o ocidente”, lembra Edmar. “As mulheres são mais suscetíveis a esse problema e a incidência aumenta com a idade”, finaliza.

Agora, é só se encher de ânimo e iniciar a série alongando todos os grupos musculares e, claro, mantendo sempre uma alimentação saudável. Assim que finalizar os exercícios, não esqueça de alongar novamente.

Programa I
CORRIDA Esta atividade deve ser feita às segundas, quartas e sextas-feiras. Na hora de caminhar e correr, mantenha-se alinhado e não balance muito o corpo. Inicie alternando caminhada e corrida. Caminhe 5 minutos e corra 1 minuto. Volte a andar mais 5 minutos e correr mais 1. Faça isso durante meia hora. Ao longo das semanas, conforme for se acostumando com o ritmo, aumente um minuto de corrida e diminua um de caminhada. Por exemplo: ande 3 minutos e corra 2, sempre por meia hora. Aumente até chegar o dia que você estará correndo os 30 minutos propostos.
Programa II
ABDOMINAL Para dar ênfase à queima dos “pneus”, realize essa série de abdominais também às segundas, quartas e sextas-feiras. Mantenha o abdômen contraído durante a atividade. A cada exercício, faça 3 séries, de 12 repetições cada uma. Entre uma série e outra, descanse por 30 segundos.






EXERCÍCIO 1
Faça movimentos curtos de pernas e tronco, simultaneamente
EXERCÍCIO 3
Realize movimentos curtos de tronco
EXERCÍCIO 4Repita a flexão curta do tronco, levando o cotovelo em direção dos joelhos
Detone os pneus
Está comprovado que é necessário fazer musculação para acabar com a gordura. Não se assuste, pois os exercícios são simples. Com o tempo, fique mais longe do ponto onde está preso o extensor, assim, você fará mais força.

























Programa III


ELIMINANDO GORDURA
Você vai precisar de um extensor (elástico com duas alças). Prenda-o a uma barra ou um ponto fixo, que não corra o risco de quebrar quando você forçá-lo. Esses exercícios devem ser feitos apenas às terças e quintas-feiras. Para cada exercício, faça 2 séries, de 15 repetições cada uma. Entre uma série e outra, descanse por 30 segundos.


EXERCÍCIO 1
Com o tronco levemente inclinado à frente, flexione e estenda os cotovelos até que as mãos fiquem unidas, lado a lado






EXERCÍCIO 2

Mantenha os pés ligeiramente virados para fora e o quadril para trás, sem projetar os joelhos para frente. Permaneça com o braço esticado sempre. Ao subir, mantenha o corpo completamente ereto








EXERCÍCIO 3
Conserve um pé a frente do outro. Flexione e estenda os cotovelos na altura do ombro. Inicie e finalize o movimento com as mãos unidas, lado a lado...









EXERCÍCIO 4

Permaneça com o quadril fixo. Movimente a perna para fora. Inicie e finalize o movimento juntando os pés. Troque de lado e repita
EXERCÍCIO 5Eleve a mão somente na altura do ombro, sempre mantendo a postura. Inicie e finalize o movimento com o braço ao lado do corpo. Repita, trocando de mão
EXERCÍCIO 6Deixe o cotovelo fixo ao lado do corpo. Movimente apenas o antebraço até a frente da coxa...
EXERCÍCIO 7
Mantenha o quadril fixo. Movimente a perna para dentro. Retorne. Faça do outro lado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.