quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Obesidade: problemas na pele e no cabelo

Publicado em 27.10.2008, às 10h51
CLÁUDIA MAGALHÃES é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Socidade Americana de Laser para Medicina e Cirurgia

A cada dia, verificamos nos consultórios médicos uma situação bastante preocupante: à medida que aumentam os cuidados com o corpo, cresce em grandes proporções os casos de obesidade, um grave problema de saúde pública mundial. A associação obesidade / colesterol (principalmente da fração LDL - Low Density Lipid - gordura de baixa densidade) propicia o aparecimento da doença cardiovascular artelosclerótica.

O aumento dessas substâncias interfere também em outros sistemas do corpo humano, em especial no seu maior órgão em extensão: a pele e seu anexos, cabelos e unhas. Uma pessoa é considerada obesa quando atinge 20% a mais de seu peso ideal, e essa alteração interfere na pele tanto entre homens quanto em mulheres.

A obesidade é uma síndrome definida pelo aumento de tecido adiposo em relação à massa corporal magra e determinada, na maior parte dos casos, por inadequação entre ingestão alimentar e dissipação de calor ou energia.

A concentração de gordura em certas regiões do corpo como no abdome e nas coxas pode provocar uma dilatação nos vasos sangüíneos das pernas, que pode entupi-los em função da deposição de gordura na parede das artérias, levando ao aparecimento de varizes e, eventualmente, até de tromboses.

As pessoas obesas também podem ter lesões de pele na área do pescoço e axilas, chamadas fibromas moles ou acrocórdons, semelhantes a pequenas verrugas. O tratamento desse tipo de lesão exige procedimento cirúrgico.

O peso além do normal pode, ainda, levar ao aumento dos seios nas mulheres, provocando problemas na coluna dorsal e estiramento excessivo da pele, levamndo ao aparecimento de estrias que podem ocorrer em outras partes do corpo. Os tratamentos mais indicados são o Laser Fracionado de Erbium e a microdermoabrasão, que vêm produzindo bons a excelentes resultados.

O obeso pode ter diminuição da globulina transportadora de esteróides sexuais (hormônios) - "SHGB" - levando a um aumento da testosterona livre, favorecendo a pele oleosa, a acne e o hirsutismo - aumento de pêlos no corpo das mulheres. O excesso de
testosterona provoca, ainda, o escurecimento das axilas, virilhas e de outras áreas onde existem dobras, tanto nos homens como nas mulheres.

Os problemas gerados pelo excesso de peso são diversos. A calvície, mesmo que geneticamente determinada, pode ser agravada pela obesidade e isto tem merecido a atenção do dermatologista.

Atualmente tem-se conhecimento que a calvície - uma das grandes preocupações entre os homens - é causada por uma miniaturização dos pêlos do couro cabeludo devido à ação da deidrotestosterona, que é um metabólico da testosterona, cujo aumento na circulação depende muito do colesterol.

O cabelo também sofre com o encarceramento da sua haste, porque o folículo piloso (por onde o cabelo cresce), fica "selado" pela oleosidade. Estudos recentes mostram que, quando o couro cabeludo é limpo com xampus adequados, esses cabelos algumas vezes reaparecem com alguns centímetros de comprimento. Toda esta busca por uma vida mais saudável e por um corpo mais bonito tem gerado, em contrapartida, um culto ao emagrecimento seja através de dietas ou, mais recentemente, com cirurgias.

No entanto os problemas causados à pele pela obesidade, em alguns casos, são irrecuperáveis. O grande estiramento da pele durante o período de obesidade leva à perda de parte da sua elasticidade. Assim, quando ocorre a perda de peso, a pele não retrai o suficiente, originando o "abdômen em avental", caracterizado por um sobra de pele pendular abaixo do umbigo, que exige tratamento cirúrgico.

A obesidade deve ser enfrentada pelos médicos, mas, principalmente pela sociedade. Independente de todas as conotações estéticas que envolve, ela pode ter sérias conseqüências para a saúde como um todo, constituindo importante fator de risco para diversas condições clínicas, psicopatologias e problemas psicossociais. E, realmente, o melhor remédio para o excesso de peso é tentar evitá-lo. Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.