quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

MALHAÇÃO NOTA DEZ










Para ter um corpo bonito e saudável, não adianta chiar: tem que praticar exercícios regularmente e cuidar da alimentação. Claro que investir em tratamentos estéticos dá uma força e tanto ao visual, mas deixar de mexer o corpo faz mal à saúde e pode levar a problemas físicos e de auto-estima. Por isso, principalmente durante o verão, as academias ficam lotadas de praticantes de ocasião e pessoas que realmente investem no bem-estar. Entretanto, antes de sair por aí puxando ferro, é preciso prestar atenção na maneira de conduzir cada atividade.

Para começo de conversa, antes de mais nada é necessário alongar. Essa prática protege articulações e músculos de lesões pois ajuda a aquecer o corpo antes do exercício em si. Depois de malhar, nem pense em pular essa etapa: o alongamento após o treino é imprescindível para auxiliar no relaxamento do corpo.

A principal recomendação dos especialistas em educação física é que não se abuse do corpo. 'Ultrapassar os limites pode trazer problemas futuros. Há pessoas que demoram anos para conseguirem se recuperar das lesões por esforço de articulações, músculos e tendões, fora os desvios de coluna', explica Helio Yoshio Deyama, professor e personal trainer da academia Aquasport. "O overtraining é um processo que vai minando o organismo gradativa e silenciosamente até que comece a manifestar sintomas como freqüência cardíaca mais elevada que o normal e dificuldade de recuperação após o exercício".

Mais uma vez, comer e beber bem são essenciais para que a malhação dê certo. 'A eficácia do exercício é bem maior quando se está alimentado de forma adequado e com uma boa hidratação', observa Thiago Medeiros, professor de educação física. Veja algumas dicas do especialista para uma malhação segura:

Musculação segura
Nada de sair fazendo as séries bem rapidinho para se livrar dos exercícios. Cada movimento precisa ser realizado com consciência corporal. Nunca exceda a carga que seu orientador aconselhou por conta própria: o excesso de peso provoca mini-fissuras nos músculos, o que pode causar dor, desconforto, lesões nos tendões e problemas nas articulações.

Tênis sempre ok
Esqueça a mania de usar o mesmo tênis por anos a fio. Quando o assunto é malhação, o calçado precisa ser confortável sim, mas deve ter um bom sistema de amortecimento e controle de impacto que proteja a lombar, os joelhos e os pés.

Ginástica localizada
Nas aulas de ginástica comandadas por professores, preste atenção para que esteja sempre na posição certa. Se ficar na dúvida, pergunte ao professor qual o jeito certo de fazer determinado exercício. E lembre-se: vá sempre no seu ritmo. Não se atenha aos outros como parâmetro.

Transport amigo
Se você tem algum problema nas articulações dos membros inferiores, o transport é o aparelho aeróbico mais adequado para você. Isso porque tem baixo impacto, mas faz suar e perder bastante calorias. O principal cuidado é evitar ficar com a coluna arqueada durante o exercício.

Na bike
A primeira coisa é ajustar a altura do banco da bicicleta para não sobrecarregar a lombar e os joelhos. Esse conselho serve tanto para quem pedala na ergométrica quanto para quem pratica spinning. Você deve se posicionar de forma que seus braços e suas pernas não fiquem esticados ou dobrados demais.

Joelhos protegidosM/b>
As aulas de step são ótimas para perder peso e enrijecer pernas e abdômen, mas se não forem feitas com cuidado, podem detonar os joelhos. Verifique se o step tem altura adequada para você e se sentir alguma dor, melhor diminuir a altura do aparelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.