quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Tratamento da Disfunção da ATM

Chega ao Brasil uma nova técnica inédita para o tratamento da disfunção da ATM, que afeta 40% da população.

Tratamento revolucionário tem recuperação rápida e custo mais acessível Estalos, deslocamento ao abrir a boca e dores crônicas da cabeça e na face podem ser alguns dos sintomas da Disfunção da ATM (Articulação Têmporo-Mandibular), que atinge cerca de 40% da população, segundo estudos científicos mundiais.

A Disfunção da ATM compromete seriamente a saúde e a qualidade de vida das pessoas, uma vez que dores crônicas podem desenvolver outras doenças, como a depressão. A novidade para resolver o problema é a chegada no Brasil de uma nova técnica cirúrgica fechada que é realizada por um artroscópio (cânula com vídeo) especial para corrigir a Disfunção da ATM. O procedimento, não invasivo (duas incisões de menos de 3 mm), auxilia no posicionamento correto da cartilagem da mandíbula, solucionando definitivamente o problema. Até agora somente existia a cirurgia aberta, com cortes para introdução de um parafuso de titânio na mandíbula e pós-operatório mais complexo. A Disfunção da ATM acomete na maioria mulheres - 60% na população feminina, em função de alterações hormonais - e 10% na masculina.

A faixa etária é dos 35 aos 45 anos, mas também pode atingir pessoas de outras idades. ?Casos graves, com persistência dos sintomas e travamento da mandíbula, com indicação cirúrgica, chegam a 5% a 7% dos pacientes afetados, casos estes em que o artroscópio agora poderá ser utilizado?, reforça Dra. Ana Flavia M. G. de Almeida, especialista em cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial e a única especialista brasileira treinada pelo Staten Island University Hospital, em Nova York, para realizar treinamento e procedimentos com o aparelho no Brasil.

A Articulação da mandíbula possui ligamentos, músculos, líquido sinovial, nervos, vasos sanguíneos, e disco articular (menisco). O equilíbrio funcional deste complexo sistema depende de uma mastigação equilibrada, ou seja, a mastigação deve ser feita um pouco de cada lado. Alguns hábitos que podem agravar o problema são mascar chicletes, roer unha ou cutícula e ranger os dentes enquanto dorme.

O primeiro sinal de que algo está errado é o surgimento de barulhos ao abrir a boca.

Com o passar do tempo, os estalos começam a incomodar e ocorrem pequenos desvios na trajetória de abertura e fechamento. Esta fase pode ou não ser acompanhada de dor local, de cabeça e às vezes nos ouvidos e em alguns casos zumbidos e até tonturas semelhantes a labirintite.

Diagnóstico e Tratamento

Após o diagnóstico estabelecido por meio de um questionário R.D.C., elaborado pela Universidade de Washington, nos EUA e definição da extensão e evolução da doença, serão solicitados os exames complementares que podem ser de imagem - raio x, tomografia computadorizada ou ressonância magnética, documentações odontológicas ou também exames laboratoriais, uma vez que a Disfunção pode decorrer de uma manifestação local de doença sistêmica como a artrite reumatóide ou fibromialgia.

Se o paciente não possui travamento, o tratamento pode ser apenas clinico, realizado em consultório, com indicação para o uso de um dispositivo intra-oral, também conhecido como placa de mordida, que tem como objetivo desprogramar e reprogramar a função muscular do paciente, com o auxílio da fisioterapia.

Quando existe a luxação da cartilagem de forma irreversível, o tratamento disponível era somente a cirurgia aberta, para inserir o pino de titânio e devolver a cartilagem na posição correta. Agora, com a chegada do novo procedimento, o aparelho visualiza e corrige o posicionamento da cartilagem da mandíbula, através de uma mini-câmera interna, sem ter que fazer incisões ou inserir pinos. ?Com a nova técnica, o pós-operatório torna-se menos doloroso e a recuperação, mais breve?, explica a Dra. Ana Flavia M. G. de Almeida. Para a mini-cirurgia é necessário anestesia geral somente para que o paciente não sinta desconforto ao inserir o artroscópio na mandíbula em dois pontos de 3 mm cada um. Ela ressalta que, para que essa cirurgia obtenha os resultados esperados, o procedimento deve ser feito por um especialista com experiência específica no problema e deve ser acompanhado durante o pós-operatório.

O valor do procedimento com artroscópio é de cerca de R$ 2.000,00 contra os R$ 4.000,00 da cirurgia aberta, sem contar os custos de hospital. Ambos procedimentos não são realizados pela rede publica.

Alguns dos sintomas mais comuns de Disfunção da ATM são:

· Dores de cabeça (freqüentemente parecidas com enxaquecas),

dores de ouvido, dor e pressão atrás dos olhos;

· Um "clique" ou sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca;

· Dor ao bocejar, ao abrir muito a boca ou ao mastigar;

· Mandíbulas que "ficam presas", travam ou saem do lugar;

· Flacidez dos músculos da mandíbula;

· Uma brusca mudança no modo em que os dentes superiores e inferiores se encaixam

. A Dra. Ana Flávia Melo Galvão de Almeida é especialista em cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Buço-Maxilo-Facial, Mestre pelo Hospital Heliópolis e Fellow em cirurgia pela Staten Island University Hospital, em Nova York. A especialista está à disposição para entrevistas, além de testemunhal de personagens com disfunção da ATM. Membro da Associação Latino-Americana de Cirurgia Buco-Maxilo Facial.

Informações para Imprensa: SPOKE Comunicação & Marketing Andréia Wingeter e-mail: andreia@spoke.com.br Tel.: (0xx11) 3849-0002 r. 207 www.spoke.com.br

Um comentário:

  1. Bom dia,
    gostaria de mais informações sobre a nova modalidade cirúrgica para atm. Sou paciente elegível para esse tipo de cirurgia, mas gostaria de saber se o meu caso pode ser tratado por meio da cirurgia simplificada.
    Gostaria de saber também se há em Brasília algum cirurgião que faz essa cirurgia.
    Grata
    Magad

    ResponderExcluir

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.