domingo, 17 de fevereiro de 2008

Clorofila limpa o organismo e combate o envelhecimento


Puro verde
Médicos e nutricionistas defendem, mas muita gente ainda torce o nariz para os pratos com predomínio da cor verde. Afinal, para que servem folhas de alface, agrião ou brócolis? Para a saúde, valem muito. Esse é o grupo que reúne a maioria dos benefícios dos outros alimentos e ainda contêm a maior taxa de clorofila, que funciona como um agente de limpeza natural do organismo e protege contra várias doenças.

Presente em todos os legumes, verduras e hortaliças que tenham o verde como cor predominante, a clorofila impede a absorção pelo intestino das substâncias químicas dos alimentos, daí seu poder de limpeza e desintoxiacação reconhecido e comprovado.

Outro argumento usado pelos defensores do verde no prato é que, usada na alimentação do dia-a-dia, torna-se uma grande aliada na proteção contra diversas doenças, inclusive o câncer. "Mais recentemente, houve um grande número de pesquisas, o que a deixou mais em evidência. Mas a clorofila é uma substância utilizada há muito tempo porque reúne uma grande variedade de nutrientes", diz a nutricionista carioca Lúcia Cardoso.

Na lista dos componentes importantes para a saúde e presentes na clorofila estão as vitaminas A, B e E, todos os minerais, 17 tipos de aminoácidos e sete enzimas antioxidantes. Essa riqueza na composição é proporcional aos benefícios. A clorofila é eficiente para a ativação da memória, no combate à anemia, na formação óssea, na tonificação dos músculos e ajuda a fortalecer a visão. Além disso, ela é um forte agente contra o envelhecimento e dificulta o aparecimento de males como o de Alzheimer. E para quem vive cansado, uma dose da substância ajuda a afastar a fadiga.
Em doenças mais graves como a Aids, a clorofila atua diretamente no sistema imunológico, aumentando o número de anticorpos do organismo e evita a oxidação ("envelhecimento") das células. Ela também estimula a produção de glóbulos vermelhos do sangue e ajuda a proteger contra o câncer. Já em pacientes em tratamento de quimioterapia, os aminoácidos presentes na substância também ajudam no processo de regeneração das células atingidas pela doença.

Existem contra-indicações, mas apenas quanto ao excesso. Pessoas que sofrem de insuficiência renal, por exemplo, não devem abusar, sob risco de comprometer ainda mais o processo de filtração.

Para quem não está nesse grupo, encontrar a clorofila não é tarefa difícil. Algas, plantas marinhas e vegetais verdes são as principais fontes de clorofila e ainda oferecem vitaminas A, C, B12, B6, K e ácido fólico. Em todas as regiões do país não faltam hortas com verde em abundância. Se você quer experimentar a clorofila pura, ela pode ser encontrada no mercado vendida em forma de polpa congelada, líquida ou em folha. Nas lanchonetes, o wheat grass (suco feito da grama do trigo) pode ser misturado com frutas e legumes.

Um comentário:

  1. O máximo!!!!! estou tomando clorofila liquida todos os dias, estou amando!!!!!!

    ResponderExcluir

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.