quinta-feira, 4 de abril de 2013

Desejo sexual e medicamentos

A falta de desejo sexual (libido) em mulheres é uma questão muito complexa, segundo muitos sexólogos, porque as causas e origens são frequentemente múltiplas e envolvem muitos fatores como classe social, educação, religião, etc... além das causas puramente médicas.


Mas às vezes uma causa claramente identificada da falta de desejo sexual em mulheres pode ser a ingestão de medicamentos.


O que vamos falar?
Nós definimos esta condição como uma ausência crônica da mulher de desejo para atividade sexual. É importante resaltar que se a mulher não tem desejo sexual não é somente um problema, mas sim um problema para ser tratado. Observamos justamente a complexidade desta doença tanto em sua definição, como também em suas causas. As causas médicas da falta de desejo sexual em mulheres são muitas como a menopausa ou devido a doenças crônicas (ex.: diabetes), mas também existe uma causa que poucos sabem que é a ingestão de determinados medicamentos.

Em geral, os medicamentos que afetam o desejo sexual feminino provocam uma disfunção hormonal ou no nível de neurotransmissores (serotonina, por exemplo), que às vezes leva a problemas de libido, outras vezes leva há uma dificuldade ou incapacidade de atingir o orgasmo. Aqui está uma lista de medicamentos que podem causar problemas:

Os antidepressivos: esta é a principal classe de medicamentos que pode causar problemas com o desejo sexual em mulheres. Em especial, os inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS), tais como a fluoxetina (Prozac®, Daforin e outros genéricos), a paroxetina (Aropax, Cebrilin, Paxil CR, Pondera e outros genéricos) ou sertralina (Zoloft, Tolrest e outros genéricos). Estas drogas aumentam a concentração de serotonina, que tem um efeito positivo sobre o humor do paciente, mas pode afetar negativamente a libido e o orgasmo (capacidade de ter um orgasmo).

Os ansiolíticos e neurolépticos podem levar a problemas de libido.
As pílulas anticoncepcionais: é um efeito colateral um tanto paradoxal, porque uma mulher geralmente toma a pílula justamente para ter relações sexuais, mas infelizmente 30 a 40% das mulheres podem às vezes experimentar uma falta de desejo sexual. Isto ocorre porque a pílula reduz a testosterona, que leva a um efeito negativo sobre a libido.
Os anti-hipertensivos: certos diuréticos e os beta-bloqueadores podem causar uma falta de desejo sexual em mulheres.
A quimioterapia ou certos medicamentos que controlam o câncer: o tamoxifeno, um medicamento usado para tratar câncer de mama em particular, pode reduzir a concentração de estrogênio, o que provoca uma queda na libido.
Outros medicamentos também podem ter um efeito sobre a libido feminina, como a ingestão de Saw Palmetto (planta medicinal) ou um medicamento utilizado contra acne como a espironolactona (atenção esta droga é também um diurético). Alguns medicamentos contra o glaucoma também podem levar a problemas de libido.
Atitude a adotar
Se você suspeitar que um medicamento possa estar afetando sua libido, o melhor é falar abertamente com seu médico, ele geralmente pode alterar o tratamento.

Por exemplo, se for comprovado que a pílula afeta seu desejo sexual, então é aconselhável encontrar outro método de contracepção ou mudar de a dosagem hormonal da pílula, fale com o seu ginecologista.

Se a falta de desejo é proveniente de um antidepressivo da classe ISRS (ver acima), pode ser aconselhável a ingestão de um antidepressivo que haja mais sobre o sistema dopaminérgico do que da serotonina, estes fármacos geralmente possuem menos efeitos adversos sobre o desejo sexual.

Por Xavier Gruffat, farmacêutico.
Inspirado e adaptado a partir do site americano (EUA) sobre saúde, www.webmd.com, última atualização em 22 de março de 2013.
fonte:http://www.criasaude.com.br/N20123/falta-de-desejo-sexual-e-ingestao-de-medicamentos.html
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.