terça-feira, 16 de abril de 2013

Excesso de exercício físico é tão prejudicial quanto o sedentarismo

Quem exagera na atividade física pode sofrer lesões nos músculos e articulações


Segundo dados recentes divulgados pela Associação Brasileira de Academias, o Brasil é o maior mercado de academias de ginástica da América Latina e o segundo no mundo. O aumento da procura ocorre, como já é sabido, no início do verão e depois das festas de final de ano, onde são cometidos muitos excessos alimentares.


Quando a busca pela prática da atividade física é motivada pela consciência da necessidade do exercício para o bom funcionamento do organismo, esse aumento é positivo. Mas, é preciso estar atento aos excessos. Eles são tão prejudiciais à saúde quanto o fato de não praticar exercício nenhum.

Quem exagera nas atividades físicas pode vir a ter problemas de lesões nas articulações e nos músculos. Hipertensos, portadores de doenças cardiovasculares e doenças na coluna, devem redobrar os cuidados. Nessas condições as articulações da região, assim como joelhos e quadris, correm mais riscos de sofrer inflamações ou lesões. O acompanhamento médico nesses casos é fundamental para evitar fraturas ou um mal súbito durante a realização dos exercícios.

Mesmo realizando o devido acompanhamento clínico, o praticante pode estar atento. O instrutor deve iniciar o programa de atividades através de pequenas etapas que vão sendo gradualmente aumentadas, desde que o praticante não sofra desconfortos como fadiga, falta de ar e dores musculares. Os limites individuais devem ser sempre respeitados. É importante sempre participar ao instrutor se está fazendo uso de alguma medicação.

Por Yasmin Barcellos
fonte:http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/04/forte-terremoto-atinge-o-ira.html
imagem:efbr.com.br
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.