quarta-feira, 3 de abril de 2013

Tabagismo encurta vida em 10 anos, aponta estudo

Longevidade pode ser recuperada abandonando o hábito de fumar

"Fumei a vida inteira e nunca tive nada". A frase, muitas vezes usada para justificar o tabagismo como um hábito inofensivo, mostra que grande parte dos fumantes não está disposta a largar o vício. Entretanto, ao primeiro sinal de problemas pode ser tarde para dar um basta no cigarro, o que pode comprometer a longevidade. Isso é o que mostram novos estudos publicados no The New England Journal of Medicine, na última quinta-feira (24). A descoberta foi feita por especialistas americanos e canadenses de instituições como a Global Health Institute, em Toronto.

Foi analisado o histórico de 113.752 mulheres e 88.496 homens fumantes ou ex-fumantes com idade superior a 25 anos. Os pesquisadores estudaram registros dos participantes de 1997 a 2004. Eles concluíram, então, que tabagistas morrem, em média, 10 anos antes do que o restante da população. Isso mostra que, embora os efeitos nocivos do cigarro apareçam apenas em longo prazo, eles tendem a ser bastante agressivos.

A boa notícia, porém, é que largar o vício entre os 30 e 40 anos pode devolver até nove anos de vida do fumante. Se abandonado entre 40 e 50 anos, são até seis anos de vida recuperados. Depois dos 65 anos, é possível reaver cerca de quatro anos. Vale lembrar, entretanto, que, mesmo cessando o hábito, o risco de morte continua sendo maior do que o da população em geral. Sabendo disso, que tal estipular uma nova meta e parar de fumar? Aqui vão dicas de como tornar o processo menos sacrificante:


Evite locais com muitos fumantes
Da mesma forma que uma pessoa em dieta deve evitar um restaurante com pratos principais muito calóricos, quem deseja largar o cigarro precisa se afastar de lugares com muitos fumantes. "Ficar próximo à tentação nos primeiros dias sem cigarro pode ser muito difícil", afirma a psicóloga Laura de Hollanda Batitucci Campos, das Clínicas Oncológicas Integradas (COI). Ela sugere ainda evitar consumir bebidas alcoólicas, já que beber está intimamente ligado ao hábito de fumar. "Com o tempo fica mais fácil conviver com outros fumantes", diz.

Quebre a rotina
Para grande parte dos tabagistas, fumar é parte de uma rotina. Alguns fumam logo ao acordar enquanto tomam uma xícara de café. Outros, infalivelmente, depois do almoço. Por isso, para enganar a vontade de fumar, é fundamental quebrar esses hábitos. "Mude o local da refeição, varie os pratos e as horas das suas atividades", aconselha Maria Teresa.

Concentre-se em outra atividade
"Nos primeiros dias longe do cigarro, o ex-fumante tem picos de vontade extremamente perigosos, mas que duram apenas alguns minutos", afirma Laura. Nesses momentos, a melhor saída é se distrair com alguma atividade que exija concentração e que, de preferência, mantenha boca e mãos ocupadas. Quando sentir que está passando por um desses picos, levante e vá escovar os dentes, beba um copo de água ou mastigue alguma coisa. "Só não coma alimentos muito calóricos para não engordar e, mais tarde, alegar que o ganho de peso é resultado do abandono do cigarro".

Busque apoio da família e de amigos
Tentar envolver amigos e familiares na luta contra o tabagismo pode tornar a tarefa de abandonar o cigarro muito mais fácil. "Com mais aliados nessa luta, todos ficam mais motivados e não há a tentação de conviver tão de perto com alguém que fuma e não tem objetivo de parar", afirma Laura.

Não desenvolva outro vício
De acordo com a psicóloga Maria Teresa, o cigarro funciona como uma válvula de escape da ansiedade para a maioria dos fumantes. Por isso, parar de fumar é resolver apenas parte do problema. "A ansiedade ainda precisa ser extravasada de alguma maneira e o perigo é o ex-fumante investir em hábitos pouco saudáveis para isso, como consumir alimentos altamente calóricos". O apoio de uma nutricionista pode ajudar a vencer esse obstáculo, tornando o combate ao vício menos penoso.

Tenha autocontrole
Afinal, você está realmente disposto a parar de fumar? Para a psicóloga Laura, o ponto mais importante nessa luta é ter força de vontade. "Não é uma tarefa fácil, mas ela é possível. Suporte profissional e dedicação absoluta são essenciais para você alcançar sua meta". Tendo em mente as incontáveis vantagens de acabar com o vício e a motivação que fez você dar o primeiro passo, é bem provável ser bem sucedido.

Sempre tente mais uma vez
"Recaídas significam apenas que a tentativa seguinte será menos penosa", incentiva Maria Teresa. Segundo ela, estar familiarizado com as principais sensações da abstinência deixa o ex-fumante mais tranquilo e bem preparado. Além disso, o cigarro pode ser abandonado a qualquer momento. "Não importa se você tem 20 ou 80 anos, pode começar uma vida sem cigarro quando quiser".

fonte:http://www.minhavida.com.br/saude/galerias/16010-tabagismo-encurta-vida-em-10-anos-aponta-estudo
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.