quinta-feira, 4 de abril de 2013

Metade das mulheres com diabetes gestacional desenvolve diabetes tipo 2

Obesidade foi apontada como um dos principais fatores de risco


Um estudo publicado neste mês no periódico Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism da Sociedade de Endocrinologia aponta que mulheres diagnosticadas com diabetes gestacional tem um risco maior de desenvolver diabetes tipo 2 no futuro do que as demais grávidas. Segundo os especialistas, a relação pode ser decorrente não só de maus hábitos, mas também de variações genéticas. A análise foi liderada por um pesquisador da Seoul National University Hospital.


Para a pesquisa, foram acompanhadas 843 mulheres que tiveram diabetes gestacional entre 1996 e 2003 no Cheil General Hospital, na Coreia do Sul. Do total, 12,5% desenvolveram diabetes tipo 2 nos dois meses seguintes ao parto. Após uma década, entretanto, o número de participantes com a doença cresceu 6,8% ao ano.

Os resultados mostram, portanto, que metade das mulheres analisadas desenvolveu diabetes tipo 2 oito anos após dar a luz. Embora a obesidade tenha sido apontada como um dos principais fatores de risco para o problema, os especialistas descobriram uma variação genética que também pode explicar o problema. O gene afetado, entretanto, varia conforme o tempo que a doença levou para se manifestar. De modo geral, recomenda-se controlar o peso antes e durante a gestação e ter acompanhamento médico para agir rapidamente caso a mulher receba um diagnóstico de diabetes gestacional.

Um dos problemas de saúde mais temidos por mulheres grávidas, o diabetes gestacional nada mais é do que o alto nível de açúcar no sangue diagnosticado no período da gravidez. Neste caso, os responsáveis pelo desenvolvimento da doença podem ser hormônios característicos do período. Entretanto, a idade da mulher, o histórico familiar de diabetes, o peso excessivo, entre outros fatores, podem ser indicadores de um risco elevado de ter o problema.

Os principais sintomas do diabetes gestacional são visão borrada, cansaço, aumento da sede, aumento da urina, náuseas e vômitos. Como eles podem ser facilmente confundidos com problemas típicos da gravidez, o ideal é fazer o pré-natal e realizar os exames solicitados na data solicitada pelo médico.

Dieta e exercícios são os dois principais pilares para evitar que o diabetes fique descontrolado, aumentando assim o risco de o bebê sofrer complicações. As mais comuns são ganho de peso exagerado do bebê, e até risco maior de dar à luz um natimorto ou de o bebê morrer pouco tempo depois de nascer. Para evitar esses e outros problemas, planeje a gestação e realize exames de prevenção antes de dar esse grande passo.

fonte:http://www.minhavida.com.br/familia/materias/16137-metade-das-mulheres-com-diabetes-gestacional-desenvolve-diabetes-tipo-2
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.