sexta-feira, 19 de abril de 2013

Sucos que prometem desintoxicação do organismo: Realidade ou mito?


Desintoxicação com sucos de limpeza é mito ou medicina? Você saberia dizer?

Muitas empresas oferecem programas de desintoxicação de um a cinco dias de dieta apenas com suco de frutas ou vegetais.

Eles prometem a limpeza completa do sangue, varrer as toxinas do organismo e melhor a defesa do sistema imunológico. Cientistas dizem que não há evidências científicas que apoiem a ideia de que um suco de frutas remova as toxinas do corpo ou do sangue.

Nosso sistema é programado para expelir naturalmente as toxinas, se nosso organismo não o fizesse adequadamente, nossa espécie não teria sobrevivido o suficiente para estarmos aqui. Como o douching (limpeza íntima), ou a hidroterapia do cólon, os sucos de limpeza são apenas mais um esquema inteligente de marketing para que as pessoas gastem dinheiro em produtos comerciais que prometem fazer um trabalho que o corpo faz muito bem. Os rins e o fígado tem a função primária de eliminar as toxinas do corpo.

Há a possibilidade de que uma dieta a base de sucos por vários dias seguidos possa enfraquecer o organismo.

Os defensores dos sucos de limpeza argumentam que o nosso corpo está exposto a uma quantidade muito maior de toxinas no ambiente moderno da sociedade atual, e a desintoxicação com um suco de limpeza é uma maneira de ajudar o seu corpo a fazer e eliminação dessas toxinas.

Leia mais:

Eles dizem que os sucos nos fazem sentir mais fortalecidos, livrando-nos de dores e proporcionando um brilho saudável para a pele. Outros médicos e cientistas podem não concordar com os supostos benefícios de desintoxicação, mas há todo um campo da medicina alternativa, incluindo fitoterápicos e homeopatia, que não são apoiados pela ciência e ainda assim ajudam milhões de pessoas a se tornarem mais saudáveis.

Não há dúvida de que comer menos quando se está doente tem seus méritos. Tomando só sucos, por um dia ou mais, nosso corpo estaria mais propenso em eliminar as toxinas, recompondo o sistema digestivo e reforçando o sistema imunológico. Cada plano nutricional recomenda comer frutas e vegetais. Os açúcares, gorduras, e outros ingredientes não saudáveis, habituais em nossa dieta, têm um poder viciante e o jejum com um ‘suco de limpeza’ teria o poder de quebrar esse ciclo de desejo, além de ajudar a perder alguns quilos.

Como qualquer outra dieta, a desintoxicação com suco não cabe a todos as pessoas, não sendo recomendado para crianças, adolescentes, gestantes ou mulheres que estão amamentando. A prática também não é recomendada para pessoas com distúrbios alimentares ou doenças crônicas.

Foto: Reprodução / Bribaeletrica
fonte:http://jornalciencia.com/saude/beleza/2524-sucos-que-prometem-desintoxicacao-do-organismo-realidade-ou-mito
por Venina Ribas
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.