sexta-feira, 7 de março de 2008

Diarréia

Informações sobre doenças

O que é diarréia

A diarréia é uma doença muito comum em crianças, e se caracteriza pelo aumento na freqüência das evacuações, fezes amolecidas ou aquosas, vômitos e febre. As causas mais importantes são as infecções do trato gastrintestinal por vírus e bactérias. Parasitas ou toxinas presentes em alimentos estragados também podem levar a doença.

Na maioria dos casos, a diarréia não é grave e pode ser tratada em casa. Em crianças pequenas, com menos de seis meses, a doença pode se complicar quando evolui para a desidratação, o que é mais freqüente em bebês que não estão mamando ou são desnutridos.

Sintomas e diagnóstico

A diarréia comum apresenta, em geral, apenas fezes soltas e aguadas. Pode estar associada a uma combinação de estresse, remédios e alimentos - excesso de gorduras, de cafeína, mudança do tipo de água ingerida ou mesmo ansiedade diante de acontecimentos importantes. A diarréia infecciosa provoca, além desses sintomas, febre, perda de energia e de apetite. É causada por viroses e bactérias e, se não for logo tratada, pode demorar até uma semana para desaparecer.

Quando a diarréia leva à desidratação, é importante observar os seguintes sinais:

Olhos fundos;
Pele seca;
Boca seca;
Fralda seca por mais de três horas;
Criança sem urinar por mais de seis horas;
Fraqueza e choro fraco;
Irritabilidade e indisposição;

O diagnóstico da diarréia baseia-se na história clínica e, raramente, é necessário realizar algum exame laboratorial.

Tratamento e prevenção

A diarréia não complicada é tratada basicamente com paciência, pois o próprio organismo se encarrega de curá-la em poucos dias. Nesse tempo, o mais importante é manter uma alimentação normal, dando preferência para alimentos que ajudem a “segurar” o intestino, e oferecer bastante líquido para prevenir a desidratação. É importante observar sinais de possíveis complicações e procurar atendimento médico, se necessário.

Até pouco tempo atrás, os médicos costumavam receitar antibióticos para tratar as diarréias, o que raramente acontece hoje. O uso destes medicamentos apenas é considerado quando há sangramento.

É importante lembrar que a diarréia é uma forma de o organismo eliminar toxinas ou bactérias que estão comprometendo o bom funcionamento. O problema é que, nesse processo, muitas vezes são eliminados também substâncias essenciais, como água e nutrientes. O objetivo do tratamento é repor o que foi perdido.

Medidas simples ajudam a prevenir a diarréia. Em crianças pequenas é fundamental o aleitamento materno, pelo menos até o sexto mês de vida. Quando estiver na hora de oferecer outros alimentos, lave bem as mãos e use água filtrada ou fervida para lavar os alimentos e cozinhar. Acompanhar o crescimento e manter as vacinas em dia também são cuidados importantes que ajudam a criança a fortalecer as defesas do organismo – assim, fica mais fácil combater as infecções.

Referências:


Universidade Federal da Bahia (UFBA)
"Diagnóstico diferencial da diarréia na criança", de Luciana Rodrigues Silva.
www.medicina.ufba.br/.../dep_pediatria/disc_pediatria/disc_prev_social/roteiros/diarreia/diagnostico.pdf

Sociedade Brasileira de Pediatria
www.sbp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.