quinta-feira, 13 de março de 2008

DICAS PARA UMA DIETA EFICIENTE


Fazer dieta sempre foi considerada uma coisa chata para muitos e até mesmo comparada como uma punição pelos maus hábitos ou excesso de peso adquirido pelos anos. Parte deste conceito ultrapassado ocorreu por culpa de profissionais que aplicavam dietas inadequadas, insuficientes e, muitas vezes até impossível
de ser seguida por um período mais longo de tempo, principalmente quando o caso era a perda de mais de 10 kg.

O paciente, neste caso, era obrigado a passar por privações e punições por pelo menos dois meses, o que já é difícil até mesmo por uma semana. Isso tornava impossível o prosseguimento da dieta e levava a uma leitura errada dos resultados. A conclusão era sempre baseada no tratamento da obesidade de forma
medicamentosa, sem qualquer respaldo nutricional.

Na verdade, o mais importante para uma dieta eficaz é que ela seja tratada em conjunto pelos dois profissionais. Primeiro é necessário que seja feita uma verificação da situação do paciente obeso, levando-se em conta o nível de colesterol, triglicérides, glicemia, pressão e diagnóstico de tireóide. Esses dados são 3 importantes para uma análise inicial do paciente. Feito isso, já com o aval do médico responsável, é preciso começar uma dieta de acordo com o que o paciente necessita, sem qualquer neura de PRIVAÇÃO ou de isto pode ou aquilo não pode.

A dieta ou plano alimentar, tem o objetivo de trazer equilíbrio alimentar associado ao prazer de comer, que é a única forma de manter o paciente satisfeito e controlar sua compulsão, que é a grande inimiga dos Planos Alimentares. É importante deixar claro que, hoje, a conduta dos profissionais de obesidade mudou e o excesso de peso já pode ser tratado com fórmulas muito mais eficientes e adequadas, trazendo um resultado positivo para o tratamento. Por tudo isso, o trabalho com receitas de baixo valor calórico é o caminho correto para iniciar um plano alimentar com resultados satisfatórios, com um cardápio dirigido e orientado para organizar as receitas de forma adequada com a rotina de cada um.

Diga não ao jejum!

É bom não esquecer que além das refeições principais, existem as refeições intermediárias, muito eficientes para que não se fique muito tempo sem comer ou acumular fome para um horário só, como o tão temido período das 18:00, onde a vontade é de comer a geladeira com porta e tudo. Comendo uma fruta às 15:00 e duas torradas com requeijão light e um copo de leite batido com frutas às 18:00, a fome desesperada do horário diminuirá. Com este toque simples, o jantar não irá se tornar um momento de desespero e compulsividade, obrigando a comer mais do que o necessário. Portanto, jejum prolongado é totalmente desaconselhado.

Maria Cecília Corsi

Maiores informações, consulte Maria Cecília pelo e-mail delidiet@uol.com.br
e monte seu plano alimentar. Você se sentirá muito melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.