sábado, 29 de março de 2008

Suba escadas para viver mais


Por EFE Reportagens

É possível medir o progresso da parte inferior do corpo marcando o tempo necessário para subir uma escada de pelo menos dez degraus o mais rápido possível. Um mês depois é só repetir o teste usando a mesma escada. O ideal é que se leve menos tempo da segunda vez. Essa recomendação está em um guia do Instituto Nacional do Envelhecimento dos Estados Unidos, e mostra como a ginástica pode ser feita de maneira simples e seus progressos medidos sem grande dificuldade.
A importância desse saudável exercício é enfatizada nos Estados Unidos com campanhas periódicas para estimular o uso das escadas nos edifícios, como o programa "Escada para a Saúde", promovido - entre outros - pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), com sede em Washington.

"Usar as escadas é um investimento à saúde", "Seu coração agradece" e "Melhore seu estado físico, passo a passo" são algumas das mensagens promocionais dessas campanhas, que, segundo um estudo médico recente, têm dado resultados. "Para trazer benefícios à saúde é necessário subir e descer escadas todos os dias e quando for possível", aconselha Oliver J. Webb, da Universidade Kingston (Reino Unido).
O especilaista é co-autor de uma pesquisa que revela que as pessoas que freqüentam shopping usam mais os degraus fixos quando lêem mensagens como "subir escadas sete minutos por dia protege seu coração". Segundo um estudo da Universidade de Vic, da Espanha, em conjunto com a Universidade de Birmingham, do Reino Unido, promover o uso das escadas como medida de saúde pública é um discurso útil e eficaz.

Para o alto e avante.

A pesquisa mostrou que a exposição a mensagens que explicam os benefícios de usar as escadas aumenta em 45% sua utilização. Para o estudo, foram traduzidas três mensagens que já tinham sido utilizadas outras vezes em países anglo-saxões, e que dessa vez foram colocadas nos patamares entre os lances de escada do metrô de Barcelona durante duas semanas.
As mensagens foram "Cuide de sua saúde, suba pela escada", "Ganhe saúde e tempo, vá de escada" e "Suba pela escada. Bastam sete minutos por dia para cuidar de sua saúde".

Com o aumento dos casos de obesidade, os médicos afirmam que é importante fazer a maior quantidade de atividades "casuais" possível durante o dia, como, por exemplo, usar as escadas em vez de utilizar elevadores e escadas rolantes, e caminhar no lugar de usar o carro. Os especialistas coincidem em que a prática de exercícios melhora a condição física e a saúde cardiovascular, fortalece a estrutura óssea e ajuda a controlar o peso. Usar escadas é uma dessas ações cotidianas mais propícias para cumprir a recomendação de fazer atividades físicas.

Usar as escadas é uma das formas mais econômicas e naturais de se fazer exercício sem ir à academia. Mesmo que no início exija um pouco de esforço, depois de algum tempo a "ginástica casual" começa a ser prazerosa, melhorando a saúde dos ossos, do coração e do corpo em geral. Estes são alguns conselhos para realizar essa atividade, que consome o dobro das calorias de uma caminhada:
# Escolha as escadas sempre que for possível, em casa, nos shoppings, no trabalho e nos lugares destinados ao lazer.

# Se você mora em um apartamento alto, pegue o elevador até dois andares abaixo do seu e depois suba as escadas até em casa.

# Quando estiver cansado, suba as escadas devagar, equilibrando bem a respiração com o esforço.

# Ao usar as escadas, fique em posição ereta, sem se inclinar nem deslocar o peso do corpo para frente, concentrando-se apenas no trabalho das pernas e da flexão do pé.


Por Omar Segura.

EFE REPORTAGENS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.