terça-feira, 4 de março de 2008

Ponha o sanduíche certo no seu prato



Aprenda quais ingredientes são os mais indicados para cada refeição

A praticidade dos sanduíches e a combinação de diferentes ingredientes dão um gostinho todo especial à sua refeição, seja no café-da-manhã ou nas demais horas do dia. Saber quais lanches são ideais para cada situação, no entanto, é importante para não deixar nutrientes de lado e, ao mesmo tempo, não extrapolar nas calorias. (Montamos um cardápio especial para você). O sanduíche que fará parte da mesa do café-da-manhã precisa ser mais simples do que os do almoço ou jantar , exemplifica a responsável pela equipe nutricional do Minha Vida, Roberta Stella.


Na primeira refeição do dia, vale investir nos pães integrais ou ricos em grãos. (Aprenda a diferenciar os muitos pães dispostos nas prateleiras do supermercado). Roberta recomenda queijos e um tipo de embutido, para incrementar o lanche da manhã. Dê preferência aos queijos e embutidos menos gordurosos, como queijo branco, peito de peru ou presunto sem capa de gordura.

Acompanhada de um suco de fruta natural, a refeição fica completa . Duas fatias de pão de grãos, uma fatia de peito de peru, duas fatias de queijo branco com uma colher de sopa rasa de requeijão somam 295 calorias e formam uma excelente combinação. (Compare os tipos de queijos)

A nutricionista lembra que vale evitar a repetição dos alimentos, variando o cardápio. Leite e cereais integrais são mais exemplos de alimentos típicos e de consumo importante no café-da-manhã , ressalta ela. (5 ótimas razões para incluir aveia no cardápio)
Já os sanduíches que podem substituir o almoço ou o jantar, precisam contar com os nutrientes recomendados para estas refeições. Por ser fonte de carboidrato, o pão faz o mesmo papel do arroz, massa ou batata que estariam no prato principal. As carnes, fontes de proteínas, podem ser trocadas por peito de frango grelhado, peito de peru, atum ou salsicha. As verduras e os legumes, como alface, rúcula, cenoura e beterraba raladas também têm espaço nos sanduíches.(Aprenda a combinar os alimentos e vença a balança com saúde)

Para te ajudar na tarefa de montar um lanche completo, Roberta dá a dica: Duas fatias de pão integral, um filé de peito de frango grelhado, uma colher de sopa de cenoura ralada, uma colher de sopa de beterraba ralada, duas colheres de sopa de requeijão light, mais duas folhas de alface formam um ótimo prato, com o total de 345 calorias .

Consumo controlado
Apesar de atender a recomendação nutricional feita para refeições principais, a troca do prato de comida pelos sanduíches deve acontecer, no máximo, duas vezes por semana. O exemplo de lanche apresenta legumes, verduras, pão e carne. Porém, nem sempre as quantidades são adequadas para atingir o consumo diário de cada nutriente , alerta Roberta Stella.
Outro inconveniente destacado pela especialista é que, por serem consumidos mais rapidamente, os sanduíches podem prejudicar a digestão e diminuir a sensação de saciedade, favorecendo excessos alimentares ao longo do dia. (13 maus hábitos que azaram a sua dieta)

Atenção dobrada também na hora de montar sanduíches que rechearão o intervalo entre as refeições. Segundo a nutricionista do Minha Vida, fazer dos sanduíches uma opção para o lanche entre as refeições principais é um perigo, para quem está de olho nas calorias. Normalmente, os lanches intermediários devem conter de 100 a 200 calorias, variando conforme a necessidade individual. Assim, somente duas fatias de pão integral já representariam um excesso calórico , explica. Entre as refeições principais, Roberta aconselha apenas uma torrada com queijo, pasta de atum, requeijão light ou cream cheese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.