quarta-feira, 12 de março de 2008

Dietas de muito baixas calorias - hipocalórica - Dieta para perda de peso rápida a pacientes com obesidade


A obesidade afeta quase um terço dos adultos nos Estados Unidos, aumentando o risco de diabetes, pressão sangüínea alta, e enfermidades cardíacas. Métodos de perda de peso tradicionais incluem dietas de baixas calorias (hipocalórica), de 800 a 1.500 calorias por dia, e atividade física regular. Profissionais da saúde as vezes consideram o método alternativo de trazer perda de peso significativa e rápida a pacientes com obesidade moderada ou extrema: a dieta de muito baixas calorias, ou hipocalórica.

O que são dietas rápidas de muito baixas calorias?

Dietas de muito baixas calorias são fórmulas comercialmente preparadas de em torno de 800 calorias que substituem o consumo habitual de alimentos por várias semanas ou meses. Dieta hipocalórica não é a mesma coisa que os substitutos de refeições vendidos em balcões de drogarias, os quais têm a função de substituir uma ou duas refeições por dia. Dietas de muito baixas calorias, quando utilizadas sob supervisão médica apropriada, efetivamente produzem perda de peso significativa a curto prazo em paciente que são moderadamente ou extremamente obesos.

Estudos têm mostrado que substitutos de refeições com maior nível de calorias (800 - 1000 calorias) produzem perda de peso similar àquelas verificas com níveis de calorias bem menores, provavelmente devido à melhor obediência à dieta. Adicionalmente, dietas de muito baixas calorias são geralmente parte de um programa de tratamento para perda de peso que inclui outra técnicas como terapia comportamental, conselho nutricional, atividade física, e/o tratamento com remédios.
Quem deveria fazer uso de uma dieta rápida de muito baixas calorias?

Dietas de muito baixas calorias têm o objetivo de produzir perdas de peso rápidas no começo do programa de emagrecimento em pacientes com o índice de massa corporal (IMC) maior que 30. O índice de massa corpora correlaciona-se significativamente com a gordura corporal total. Ele é calculado dividindo-se o peso em quilogramas pela altura em metros ao quadrado.

O uso de dietas de muito baixas calorias em pacientes com o IMC entre 27 e 30 deve ser reservado àqueles que têm complicações médicas como resultado do excesso de peso. Dietas de muito baixas calorias não são apropriadas para crianças e adolescentes, exceto em programas de tratamento especializados.

Há pouca informação sobre a utilização de dietas de muito baixas calorias em pessoas mais velhas. Uma vez que indivíduos acima de 50 anos de idade já sofrem uma diminuição normal da massa magra, a utilização de dieta de muito baixa caloria pode não ser justificável. Além disso, pessoas de mais de 50 anos podem não tolerar os efeitos colaterais das dietas de muito baixas calorias por causa de condições médicas pré-existentes ou necessidade de outros medicamentos. Os médicos devem avaliar caso a caso os riscos potenciais e benefícios da perda de peso rápida em indivíduos mais velhos, assim como em pessoas com problemas médicos significativos ou que estejam sob medicamentos.

Benefícios para a saúde da dieta rápida de muito baixas calorias

Uma dieta de muito baixas calorias pode permitir a um paciente que é moderadamente ou extremamente obeso emagrecer em torno de 1,3 a 2,3 kg por semana, para uma perda de peso total média de 20 kg em 12 semanas. Tal perda de peso pode rapidamente melhorar condições médica relacionadas à obesidade, incluindo diabetes, pressão alta e colesterol alto.

Efeitos adversos das dietas rapidas de muito baixas calorias

Muitos pacientes em dieta de muito baixas calorias por 4 a 16 semana relataram efeitos colaterais pequenos como fadiga, constipação, náusea e diarréia, mas essas condições geralmente melhoram dentro de poucas semanas e raramente impedem os pacientes de completarem o programa. O efeito colateral mais sério é a formação de cálculo biliar. Cálculos biliares, os quais de qualquer forma geralmente desenvolvem-se pessoas obesas, especialmente mulheres, são ainda mais comuns durante a perda de peso rápido. Pesquisas indicam que a perda de peso rápida pode aumentar os níveis de colesterol na vesícula biliar e diminuir sua habilidade de contrair e expelir bile. A droga ursodiol pode prevenir a formação de cálculo biliar durante o emagrecimento rápido, mas não é geralmente usada para esse propósito.

Mantendo o peso perdido após uma dieta rápida

Estudos mostram que os resultados a longo prazo das dietas de muito baixas calorias variam bastante, porém a recuperação do peso perdido é comum. A combinação de dieta de muito baixas calorias com terapia comportamental e atividade física pode aumentar o emagrecimento e diminuir a recuperação do peso perdido. A longo prazo, porém, as dietas de muito baixas calorias não são mais efetivas que as restrições mais modestas na dieta.

Para a maioria das pessoas obesas, a obesidade é uma condição de longo prazo que requer atenção por toda a vida mesmo depois que o tratamento formal de perda de peso terminar. Sendo assim, os profissionais da saúde devem encorajar os pacientes obesos a comprometerem-se com mudanças permanentes para uma alimentação mais saudável, atividade física regular, e um ponto de vista melhorado sobre as comidas.
Produtos que auxiliam numa dieta rápida

A Herbalife oferece uma linha completa de produtos para controle de peso e suplementação nutricional (Nutrição interna) e produtos para cuidados pessoais (Nutrição Externa). A linha de produtos é adequada para suprir uma grande variedade de necessidades nutricionais. São produtos formulados com ervas e ingredientes naturais de alta qualidade, que cuidam de você por dentro e por fora.

A Herbalife conta com um conselho composto por renomados profissionais da comunidade médica e científica, que assegura a aplicação dos mais rígidos padrões de qualidade e mais recentes avanços científicos em seus produtos.

Os Distribuidores Independentes Herbalife são treinados para fornecer mais informações sobre todos os produtos da Herbalife.
Controle o seu peso depois de uma dieta rápida

ShapeWorks™ Viver na sua melhor forma
Estar em forma é mais que controlar seu peso, é estar saudável, com muita energia e bem-estar. Por isso, ShapeWorks™ é uma opção que pode auxiliar a conquistar e manter a boa forma. ShapeWorks™ é um programa simples e completo. O programa ShapeWorks™ oferece uma linha completa de produtos voltados à boa nutrição diária. É só substituir uma ou duas refeições por deliciosos shakes, fazer refeições coloridas e balanceadas e ainda contar com chás, tabletes de fibras, multivitamínico e, para complementar, proteína em pó e barra de proteína. Veja como é simples.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.