terça-feira, 18 de março de 2008

Peixes promovem uma onda de boa saúde


Eles previnem colesterol alto, diabetes e até depressão
Nem precisa ser um seguidor fervoroso das tradições para optar pelo peixe no lugar da carne ou do frango na semana da Páscoa. Nessa época, as peixarias vão à loucura com a procura. O bacalhau chega a disputar, com a sobremesa de chocolate, o posto de vedete no almoço dominical.

Mas fora a data, você já se perguntou quanto peixe tem comido? Acredite, essa resposta é para lá de importante, tamanhos os benefícios que os nutrientes encontrados nos peixes oferecem ao organismo.


Coração tinindo
Para tanto, é necessários consumi-lo em boas porções. O cardiologista Michael Burr constatou, no Centro de Pesquisas Médicas de Cardiff, no País de Gales, que vítimas de ataques cardíacos aumentaram as chances de evitar novos problemas em 29%, passandoa comer peixe pelo menos duas vezes por semana.
O ideal é o consumo de peixes grelhados ou assados, de preferência acompanhados de molhos leves, arroz, purês e vegetais , aconselha a nutricionista Fabiana Honda, de São Paulo.

O milagre é assinado pelo ômega 3, um tipo de ácido graxo que promove uma faxina geral nas artérias. Esse nutriente é encontrado principalmente nos habitantes de água fria, como salmão, atum, sardinha, arenque, anchova, tainha, bacalhau e a truta. O ômega 3 atende dois requisitos fundamentais para o coração bater a todo vapor: aumenta o HDL, o colesterol bom, e reduz o ruim, o LDL.

A lista de seus benefícios não pára por aí. Também é responsável por abaixar o índice de triglicérides e a pressão sangüínea, prevenindo contra a aterosclerose, infarto e derrame.


Blindagem contra depressão e diabetes
Mal de Alzheimer é um dos fantasmas que tremem de medo só de imaginar o seu prato recheado com essa delícia dos mares. Os peixes melhoram os níveis de serotonina e dopamina no cérebro, substâncias associadas à depressão, e diminuem o nível de insulina, impedindo o desenvolvimento do diabetes. Também tem ação antiinflamatória, o que alivia as dores causadas pela artrite. O teor de lipídios do salmão é maior quando comparado aos outros dois peixes. Em contrapartida, sua quantidade de ômega 3 também é: são 4,47 gramas para cada posta de 100 gramas; já o atum apresenta 2,82 gramas para o mesmo pedaço , explica Fernanda Brunacci, da Equilibrium Consultoria em Nutrição e Bem-estar, de São Paulo.

Fora essa gordura do bem que vale ouro, os peixes são ricos em proteínas, essenciais para a manutenção da massa magra do corpo e integridade da pele, das unhas e dos cabelos. O bacalhau, mesmo com todas suas vantagens nutricionais, não deve ser consumido por pessoas hipertensas, já que é conservado no sal , alerta Fernanda Brunacci.

Dê uma olhada do que se compõe uma boa posta de peixe:

1. Cálcio, que confere ossos duros de roer
2. Potássio, nutriente que abaixa a pressão
3. Selênio, substância antioxidante que promove o rejuvenescimento celular e afasta o risco de tumores
4. Ferro, para afastar a fraqueza e anemia
5. Vitamina A, que protege a saúde da visão
6. Niacina, vitamina do complexo B que eleva o colesterol bom (HDL)
7. Iodo, essencial para o funcionamento da tireóide, regulando o metabolismo
8. Cobalto, mineral que auxilia na absorção de vitamina B

Olho vivo na escolha

Incluir um bom pescado na dieta só traz benefícios à sua saúde, mas é importante ficar atento na hora da compra isso, é claro, se você não for daqueles que prefere fisgar o próprio almoço. Vale reparar nos seguintes pontos:

1. Observe se os olhos estão brilhantes, isso é sinal de peixe fresco

Valores nutricionais por 100g de peixe
Cálcio Calorias ômega3 Ferro Potássio Vitamina A Selênio
(mg) (Kcal) (g) (mg) (mg) (mg) (mg)
Bacalhau: 11 81 0,44 0,4 365 0,01 43
Atum: 18 133 2,82 2,0 329 21 80
Truta: 9,6 136 2,09 0,29 631 64 90
Salmão: 30 165 4,47 0,59 359 95 67

Onde você prefere comer peixes, em casa ou num restaurante?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.