segunda-feira, 28 de julho de 2008

A gordura também tem seu lado bom. Confira

As grandes restrições de gordura podem causar desequilíbrios no organismo

Grande parte dos indivíduos que resolvem iniciar uma atividade física tem como um de seus principais objetivos a diminuição da gordura corporal. Com este intuito, muitas vezes são observadas dietas com grandes restrições de gordura, podendo causar um grande desequilíbrio no organismo

Entre as funções das gorduras da dieta está o transporte de algumas vitaminas, denominadas de lipossolúveis (dissolvidas em gordura), sendo estas as vitaminas A, D, E e K. Quando há uma baixa ingestão de gordura na alimentação, pode-se causar uma situação de hipovitaminose (carência de vitaminas), o que pode refletir em uma série de patologias e na diminuição da performance esportiva, por exemplo. Isto ocorre não somente por não haver a fonte de vitamina, mas também por não se conseguir absorver as mesmas, mesmo que estas tenham origem em outras fontes que não gordurosa, pois sem gordura na alimentação a vitamina disponível não pode ser devidamente absorvida. Uma ingestão de cerca de 20 gramas diárias de gordura costuma ser suficiente para atender as demandas de vitaminas do organismo, mas pode não ser suficiente para atender as necessidades de energia, outra função vital das gorduras.

No organismo as gorduras são essenciais também para a manutenção da temperatura corporal, pois elas funcionam como isolante térmico para o organismo. Além disso, é delas a função de proteção de órgãos vitais, tais como coração, fígado, rins, baço, cérebro e medula espinhal e são essenciais para a produção de grande parte dos hormônios, substâncias reguladoras da maior parte das funções do organismo.

Dentre todas as funções da gordura a que parece ser a mais importante é a de fonte energé-tica. As gorduras nada mais são do que a forma com a qual o organismo encontrou de armazenar energia. Desta forma, todo o excesso de nutrientes consumido através da dieta é guardado em depósitos pelo organismo. Quando este excesso é feito através de outros nutrientes que não a gordura (carboidratos e proteínas), estes são convertidos em gordura antes de serem armazenados. Estes depósitos são utilizados constantemente, pois a todo o momento é necessário energia para o bom funcionamento do organismo.

A principal dúvida da maior parte dos indivíduos é a de como eliminar estas reservas de energia, esta gordura que se acumula. A primeira notícia é de que a gordura não pode ser eliminada, pois ela é vital para a vida. O que se pode fazer é diminuir o conteúdo de gordura corporal até determinados valores que não comprometam a saúde do organismo. Sabendo-se que as gorduras do organismo tratam-se de reservas de energia, existem duas maneiras de utilizá-las.

A primeira maneira seria através da diminuição do consumo total de calorias da dieta, consumindo-se menos do que se gasta o organismo será "forçado" a utilizar as reservas de energia do organismo. Ao se diminuir o consumo de calorias deve-se evitar a restrição total das gorduras da dieta, pois estas são importantes para a saciedade do organismo e com isto estão associadas à diminuição da fome, o que pode ser característico em dietas com restrição de calorias.

A outra maneira de diminuir as reservas de gordura do organismo seria através do exercício, principalmente aquelas atividades aeróbias, de baixa à moderada intensidade, sobretudo as de longa duração. Neste tipo de exercício, que pode ser exem-plificado pela corrida, a principal fonte de energia utilizada é a gordura, principalmente à medida que se prolonga a atividade. É importante lembrar da avaliação de composição corporal. Através dela, sabemos a quantidade de gordura total e qual a classificação do cliente.

A gordura dos alimentos é muito apreciada por todos pela sua propriedade de aumentar a palatabilidade dos alimentos, ou seja, comer gordura é uma delícia!! Pensando nisto, procure comê-la moderadamente, sem esquecer que ela é importante para a manutenção do seu organismo, mas que em excesso pode fazer mal para ele.
Fonte: Diário do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.