sexta-feira, 18 de julho de 2008

Alimentos com elevado teor de gordura provocam o cancro da próstata

YARA SIMÃO

As dietas ricas em gordura podem provocar o cancro da próstata, enquanto as ricas em fibras e o tomate diminuem o risco do seu aparecimento, segundo esclareceu ontem Ilda Sebastião, coordenadora nacional da Campanha de Luta Contra o Cancro, em entrevista ao Jornal de Angola.
Ilda Sebastião referiu ainda que os números de casos no país não correspondem à situação real, porque as pessoas evitam os testes para determinar a doença.
No ano passado, disse, o Centro Nacional de Oncologia registou, por exemplo, 19 casos, enquanto este ano foram detectados nove. Isto, segundo a técnica, é muito pouco, considerando a disseminação da doença.
A coordenadora nacional da Campanha de Luta Contra o Cancro, Ilda Sebastião, disse que isso não quer dizer que não estão a ser identificados casos. Entretanto, o Centro Nacional de Oncologia não tem ainda a estatística elaborada, para esclarecer o quadro.
A situação complica-se mais pelo facto de os homens estarem ainda presos em tabus, que os impede de irem ao médico, referiu a interlocutora. “Aconselho os homens, a partir dos 40 anos, a procurarem por um urologista para se diagnosticar a tempo a doença”.
A técnica explicou que o cancro da próstata na sua fase inicial não apresenta nenhum sintoma. Só depois de muito tempo é que o mesmo começa a obstruir o sistema urinário e manifesta um aumento do número de micções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.