segunda-feira, 7 de julho de 2008

Vitaminas hidrosolúveis

vitaminasVitamina B¹(Tiamina)

Esta vitamina é formada por uma pirimidina substituída, que está unida a um tiazol combinado através de uma ponte metilênica. A tiamina é necessária na dieta de muitos vertebrados, e sua deficiência causa o beribéri no homem ea polineurite nos pássaros. Nas células a tiamina aparece na forma de pirofosfato de tiamina ou tiamina-pirofosfato, Substância que funciona como enzima no fluxo do metabolismo dos carboidratos. Atiamina sozinha leva a descarboxilização não enzimática do piruvato, produzindo acetaldeído e CO². Sabe-se por experimentos, que em certos tecidos a tiamina pode ser retida com mais eficácia. Por exemplo em pombos, cuja dieta foi suprimida de tiamina, a descarboxilização do piruvato fica comprometida no cérebro, mas muito pouco no tecido muscular, indicamdo que a tiamina é retida com mais eficácia naquele tecido.

Vitamina B²(Riboflavina):

Reconhecidas pela primeira vez como pigmentos amarelos encontrados em tecidos animais, ovos e leite, a riboflavina foi reconhecida como fator de crescimento necessários a muitos mamíferos. Esta vitamina derivada da isoaloxazina é sintetizada por todos os vegetais e por muitos microorganismos. Os animais superiores não a sintetizam, devendo obtê-las de fontes exógenas. A riboflavina atua como coenzima na oxidação de nucleotídeos da piridina reduzida. A flavina-adenina-dinucleotídeo (FAD), bem como outros nucleotídeos flavínicos, atua como coenzimas na degradação oxidativa do piruvato, dos ácidos graxos e de aminoácidos e também nos processos de transporte de elétrons.

Vitamina B6:

E.Snell descobriu, por volta de 1938, que a piroxidina é convertida nas reações biológicas, em piridoxal e piridoxamina, precursores da vitamina B6. As coenzimas sa vitamina B6 participam de m,uiotas e diferentes reações enzimáticas onde os aminoácidos ou aminogrupos são transformados ou transferidos, como a transmissão (transferência de um grupamento a-amino de um aminoácido para o carbono a de um a-cetoácido).

Vitamina B12:

A vitamina B12 ou cinacobalamina foi isolad independentemente por cientistas americanos e ingleses em 1948. Esta vitamina é formada por dois componentes: um anel de corrida, semelhante ao anel de porfirina da hemoglobina, que tem um átomo de cobalto no centro ligado por coordenação aos quatro átomos de nitrogênio interno desse anel. O outro componente é um ribonucleotídeo que tem como base o 5-6-dimetilbezimidazol que está ligado à uma D-ribose por uma ligação a-N-glicosil. Este ribonucleotídeo se encontra ligado ao anel corrínico através de uma ligação de coordenação entre o átomo de nitrogênio e o átomo de cobalto do anel. A vitamina B12 é produzida exclusivamente por determinados microorganismos. Ela é necessidade ao homem em pequenas quantidades, sendo que a carência desta vitamina pode lavar a anemia perniciosa. Esta doença, entretanto, deve ser compreendida como uma incapacidade do organismo em absorver esta proteína a partir do alimento. Tal incapacidade está relacionada à falta de uma glicoproteína do suco gástrico, denominada de fator intrinseco, que se liga a vitamina B12 e a transporta para as células intestinais. Destas últimas ela é levada para os demais tecidos, através de outras proteínas denominadas de transcobalaminas. A vitamina B12 é muito importante para a maturação e o desenvolvimento das hemácias. Como coenzimas ela participa de várias reações enzimáticas.

limãoVitamina C:

Também conhecida como ácido ascórbico a vitamina C foi isolada pela primeira vez a partir do suco do limão, em 1932.É uma vitamina de estrutura bem simples: lactona de um ácido-açúcar. Tal vitamina é necessária para a dieta de apenas certos animais como o homem, macacos, cobaias,alguns peixes e certos invertebrados. ela pode ser sintetizada por muitos animais superiores e por muitas plantas, a partir da glucose. A vitamina C presente no alimento é quase que totalmente destruída pelo cozimento. Quanto a sua importância como coenzima, sabe-se que ela age como cofator na hidroxilação enzimática de prolina para hidroxipolina, porém não é exclusiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.