quarta-feira, 16 de julho de 2008

Informação ajuda o paciente com câncer a viver melhor


Autoria: Da Redação
16 de Julho de 2008

Uma conversa clara e franca tem sido considerada como a melhor conduta médica para ajudar as pessoas a conviverem com o câncer. A importância da informação desde o momento do diagnóstico assim como durante todo o tratamento aumenta a segurança e tranqüilidade do paciente.

A informação prepara e evita que o paciente seja pego de surpresa, modificando a forma como ele se posicionará durante o tratamento. Estando informado, ele pode sair da posição de passividade e assumir um papel mais ativo, discutir com seu médico sobre o melhor tratamento, sobre recursos de suporte, sobre como buscar seus direitos e mais, garantir que eles sejam respeitados.

A internet surgiu, cresceu, e hoje é um dos mais importantes meios para se obter informação sobre o câncer, mas é preciso manter-se atento sobre os sites acessados. Hoje, a internet tornou-se um fiel aliado para aqueles que desejam saber mais sobre a sua doença. É claro que a gama de noticias sobre o câncer é vasta e, nem sempre, confiável. Seguem algumas dicas de como saber se um site é confiável ou não:

-Peça orientações de sites confiáveis para o seu médico ou equipe médica.

-Lembre-se que o site deve possuir atualizações freqüentes, referências citadas e explicitar sua missão e visão.

-Fique atento e desconfie de sites que prometem tratamentos sem efeitos colaterais e curas milagrosas, ou seja, sem comprovação científica. Na dúvida, sempre converse com seu médico.

-Toda a orientação médica ou de saúde contida no site deve ser oferecida somente por profissionais treinados e qualificados.

- É válido ressaltar que as informações disponíveis nos sites devem orientar e esclarecer possíveis dúvidas e nunca pretender substituir a consulta médica.

Fonte: Imprensa Oncoguia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.