sábado, 26 de julho de 2008

Por um Rio Grande livre do cigarro

Na próxima sexta-feira, 29, os órgãos de saúde em todo o Brasil se voltam a combater uma das principais causas de doenças e de morte no País: o consumo do cigarro. O Dia Nacional de Combate ao Fumo terá como foco este ano o tema "Ambiente 100% Livre de Fumo: um direito de todos". Em Rio Grande, o Programa Municipal de Controle do Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza a campanha "Por um Rio Grande livre do Cigarro", desenvolvendo uma série de ações com intuito de alertar a comunidade para os malefícios do tabaco. "Nosso objetivo é que Rio Grande acorde e busque restringir cada vez mais o uso do cigarro", afirma a coordenadora do programa, a médica Heloísa Soler.
A programação se inicia na sexta-feira, 29, quando as seis lojas dos supermercados Guanabara passam a expor cartazes e trabalhos sobre o “Tabagismo”, desenvolvidos por estudantes de escolas públicas. Em uma parceria do programa com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) e 18ª Coordenadoria Regional de Educação, durante todo o dia, os alunos estarão distribuindo folhetos à comunidade rio-grandina com orientações e estímulo para que os fumantes deixem o vício.
Nesse dia, o programa também irá entregar placas de incentivo com o tema da campanha nacional, "Ambiente 100% Livre de Fumo: um direito de todos", aos proprietários de ambientes onde a restrição do fumo já é realidade, como no Bar e Restaurante Larus, no balneário Cassino, o Salão de Beleza Perfil e a rede de supermercados Guanabara, parceiros na ação preventiva por não comercializarem cigarros.
O programa, juntamente com a Unimed Litoral Sul, realiza a palestra "Cigarro: fácil começar, difícil abandonar", com a médica pneumologista Maria Eunice Oliveira, do Hospital Conceição de Porto Alegre, às 20h. No evento, que será dirigido a profissionais da saúde, será enfocada a importância da abordagem de médicos, enfermeiros, dentistas, entre outros, a pacientes fumantes incentivando esses a deixarem o vício. Na ocasião, os participantes irão receber também um material informativo sobre a campanha local. A palestra acontece no auditório da Unimed, na rua Aquidaban, 692.
Ainda no dia 29, uma das empresas locais de ônibus estará expondo imagens que são mostradas nas carteiras de cigarro, alertando quanto aos perigos do uso do fumo.
Em vista da campanha, desde ontem, 25, até o dia 1º de setembro, o Banco do Brasil estará imprimindo nos extratos retirados dos terminais eletrônicos e nos comprovantes de pagamento do funcionalismo municipal a frase: "Ar puro é um direito de todos. Não fume".
Por fim, no dia 14 de setembro, fazendo parte da 2ª Etapa do 19º Gran Corridas de Rua, em parceria com a Associação Corredores de Rua do Rio Grande (ACORRG), será realizada a rústica "Por um Rio Grande Livre do Cigarro".

Melina Brum Cezar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.