sábado, 12 de julho de 2008

Substância do vinho tinto retarda efeitos do envelhecimento: mostra pesquisa

Resveratrol, quando ministrado a camundongos, diminuiu bastante problemas da velhice.
Pesquisadores esperam que efeito parecido aconteça em seres humanos de meia-idade.
Uma substância presente no vinho tinto pode ser a chave contra uma série de problemas de saúde ligados ao envelhecimento dos mamíferos, afirma uma pesquisa americana. Num experimento com camundongos, os cientistas deram aos bichos grandes doses de resveratrol, e os animais ganharam uma velhice com muito mais qualidade de vida -- embora não necessariamente vivessem mais que seus companheiros sem resveratrol.

Foto: Reprodução
A bebida rubra seria a chave para envelhecer bem?

A pesquisa, coordenada por David Sinclair, da Universidade Harvard, e Rafael de Cabo, do Instituto Nacional do Envelhecimento dos EUA, está na revista científica "Cell Metabolism". O que os pesquisadores viram foi uma forte correlação entre os efeitos do resveratrol e a chamada restrição calórica -- ou seja, passar fome, mas sem ficar desnutrido.

Por razões que ainda são motivo de imenso debate entre os cientistas, a restrição calórica retarda o envelhecimento num sem-número de organismos, de vermes a camundongos (os testes em primatas, como os macacos e nós, ainda não foram concluídos). Em muitos casos, o procedimento pode mesmo prolongar significativamente a vida. No entanto, como pouca gente seria capaz de cortar até 50% das calorias em cada refeição, ou então comer apenas dia sim, dia não, a grande busca dos pesquisadores é achar um composto que reproduza esses resultados sem a fome que os acompanha.

Candidato forte
Por enquanto, o resveratrol do vinho tinto é o melhor candidato para conseguir essa façanha. No experimento relatado na "Cell Metabolism", os cientistas ministraram grandes doses da substância a camundongos de um ano (o equivalente à meia-idade humana). Um grupo controle recebeu uma dieta sem resveratrol, para comparação.

O resultado foi muito semelhante ao que se vê no caso da restrição calórica. Os bichos tiveram menos osteoporose, menos cataratas, situação cardiovascular melhor e menos perda de coordenação motora, embora, no geral, não vivessem mais do que o grupo controle. De qualquer maneira, a qualidade de vida dos bichos na velhice foi muito mais elevada.

Os pesquisadores dizem esperar que resultados parecidos sejam verificados em humanos. Já há planos, por exemplo, de testar o resveratrol contra a diabetes tipo 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.