quinta-feira, 10 de julho de 2008

Endometriose

Você sente cólica menstrual? Parece que ela aumenta a cada dia? Sente dor na relação sexual quando há penetrações mais profundas? Tem encontrado dificuldade de engravidar? Talvez você esteja com endometriose.

Endometriose é um quadro onde o endométrio (células que revestem o interior do útero) se encontram espalhadas em locais onde não deveriam estar, tais como nas trompas, dentro da musculatura uterina, na superfície do útero, fígado, intestino, bexiga e na cavidade pélvica em geral.

Sendo esse tecido intra-uterino, ele responde aos hormônios femininos e portanto dilata-se e enche-se de sangue no período próximo a menstruação, por isso, algumas pessoas apresentam sangue nas fezes e na urina também.


Esse sangramento fora do útero pode causar irritação e inflamação dos tecidos vizinhos. O que causa a dor muitas vezes incapacitante, além do que a cada dia cria novas aderências.

Os sintomas parecem dias ou mesmo uma ou duas semanas antes da menstruação. A dor pode ser difusa ou em áreas onde há maior concentração de ilhas de endométrio.

Até hoje a causa não está bem definida. Alguns acham que essas células saem pela trompa e se espalham. Outros, no entanto, acreditam que uma desordem embriológica acontece formando tecidos endométricos fora do útero.

A dor é bastante severa e sempre associada ao ciclo menstrual. Por que os médicos do passado não descreviam essa moléstia? Hoje conhecemos os xenoestrogenos, que são imitadores dos estrógenos. E eles afetam de forma tóxica os tecidos embrionários. O que nos leva a pensar que essa nova era gerou doenças que eram desconhecidas anteriormente, pois sequer existiam.

Na medicina tradicional o tratamento da endometriose tem pouco sucesso. Tenta-se cirurgicamente remover cada ilha de endométrio existente na cavidade pélvica. No entanto, é comum que elas volte. Outros fazem uma abordagem ainda mais radical removendo ovários, útero e trompas para eliminar de vez todos os efeitos hormonais.

Muitos tentam também o tratamento hormonal simulando um pseudo estado de gravidez com progestinas sintéticas, no entanto esse tratamento causa muitos efeitos colaterais das progestinas, assim como sangramentos.

O Dr. John Lee recomenda, mesmo em pacientes pós-operadas, o uso da progesterona natural. Esse tratamento requer paciência, normalmente com três ou quatro meses as dores começam gradativamente a diminuir. Embora o desconforto mensal não desapareça por completo, se torna tolerável. A cura da endometriose acontece naturalmente na menopausa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.