quinta-feira, 17 de julho de 2008

TV ligada prejudica desenvolvimento da criança, diz estudo

Plantão | Publicada em 15/07/2008 às 08h43m
BBC

Um estudo realizado com crianças nos Estados Unidos sugere que a televisão ligada pode prejudicar o desenvolvimento da criança, mesmo que ela não esteja olhando para a tela.

Os pesquisadores da Universidade de Massachusetts, analisaram 50 crianças com idade entre 1 e 3 anos. As crianças brincaram em um laboratório durante uma hora - metade do tempo com a televisão ligada e metade, desligada.

Quando o aparelho estava ligado, sintonizado no programa de auditório Jeopardy!, as crianças olhavam para a tela apenas 5% do tempo - algumas delas apenas por segundos.

Apesar disso, os resultados indicaram que, quando a televisão estava ligada, as crianças brincavam por um período mais curto de tempo e se concentravam menos em cada brinquedo.

"Por isso, a televisão ao fundo atrapalha o comportamento na hora de brincar em crianças novas, mesmo quando elas prestam pouca atenção à tela", diz o estudo, publicado na revista cientifica Journal of Child Development.

Desenvolvimento

Segundo os pesquisadores, os resultados têm implicações no desenvolvimento cognitivo da criança.

"A televisão ligada, como uma fonte de distração em constante mudança, atrapalha os esforços da criança em manter a atenção enquanto está brincando", afirmou Marie Evans Schmidt, que liderou a pesquisa.

"Trata-se de um fator de risco crônico que afeta o ambiente da maioria das crianças norte-americanas", disse a pesquisadora.

Schmidt sugere que os pais limitem o tempo de exposição de seus filhos à televisão.

Para mais notícias, visite o site da BBC Brasil

© British Broadcasting Corporation 2006. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem a autorização por escrito da BBC BRASIL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.