segunda-feira, 21 de julho de 2008

Carne suína: Consumo per capita aumenta quase 64% em 15 anos

19/08/2008 19:17

De vilã ela passa ao posto de opção saudável na alimentação, podendo até ser incluída nos cardápios de escolas e hospitais

A carne suína está cada vez mais presente na mesa do brasileiro. Nos últimos 15 anos, o consumo passou de oito para 13,1 quilos por habitante/ano, um crescimento de 63,75%. Os números parecem expressivos, mas não é esta a leitura da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS). A entidade afirma que o mercado consumidor interno está aquém do que poderia ser. Segundo a ABCS, quase 50% da população brasileira prefere o sabor da carne suína. No entanto, 36% consome carne bovina.

A timidez ante aos suínos está aliada a fatores como preconceito, preço, conveniência, formato e associação com a obesidade. A falta de informação sobre o poder nutricional da carne suína e como é o processo produtivo dentro das granjas, ajudaram a criar uma visão errônea do produto. Mas a ABCS encontrou um modo de reverter o quadro.

Para criar um volume maior de apreciadores, a entidade lançou a Campanha ''em sete cidades, inclusive Curitiba. O objetivo é reestruturar a forma como o produto é comercializado no Brasil e acabar com certos mitos. O plano foi elaborado a partir de uma pesquisa com consumidores que apontou os hábitos e uma mudança de atitude do cliente em relação ao produto. Entre os resultados um dado que fez a cadeia produtiva repensar: o consumidor quer cortes diferenciados.

Um dos entraves, é a apresentação tradicional em peças grandes, como os pernis de oito quilos focados em Páscoa e festas de fim de ano. A campanha trouxe para mais perto do brasileiro, cortes já conhecidos e aprovados como a picanha, strogonoff, medalhão, alcatra, coxão mole, carne moída premium sem resíduos de gordura, entre outros.

''O brasileiro quer consumir uma carne bem cortada, preparada com capricho, em porções menores. Estamos trabalhando com frigoríficos nesta linha e com o consumidor no combate à idéia que a carne faz mal à saúde'', afirma o diretor do marketing da ABCS, Fernando Barros. Ele diz que a campanha privilegiou a formatação de dados que contribuissem para entender melhor os desejos de compra do brasileiro. A revisão dos cortes nasceu de uma leitura de informações da Associação Brasileira dos Supermercados (Abras).

Segundo análise da própria Abras, citando o IBGE, a família brasileira diminuiu de tamanho, passando de 2,4 filhos por família em 1980, para 1,4 filhos, em média, hoje. Ao lado disso, a mulher conquistou um novo papel na sociedade - trabalha fora, tanto quanto o marido e não tem tempo de se dedicar à cozinha como antes. Outro fato importante baliza o comportamento do consumidor: a empregada doméstica deixou a condição de trabalhadora permanente para transformar-se em diarista semanal, voltada apenas para o serviço pesado. Assim, os alimentos da família são comprados semi-prontos ou prontos.

Proteínas são mais digestíveis: Um estudo da professora da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp (Campinas, SP), Neura Bragagnolo, mostra que carne suína faz bem à saúde humana e que pode ser incluída em dietas, cardápios de restaurantes, escolas e até hospitais. Ela afirma que o nível de colesterol da carne suína é praticamente igual ao da carne de frango e da carne bovina e, em alguns cortes, sem gordura, o teor é ainda menor.

Por exemplo, o pernil suíno possui 50 mg de colesterol para cada 100 gr de carne, enquanto a carne escura do frango possui 80mg e o coxão duro de bovino 56 mg. Já o toucinho é o menos perigoso com 56 mg de colesterol contra 104 mg da pele de frango. ''Com estes dados desmistificamos que o suíno é um grande vilão da saúde'', comenta a pesquisadora. Além disso, as proteínas da carne suína são mais digestíveis (94%) que o feijão (78%) ou que o trigo integral (86%). Com relação às vitaminas, uma porção de 100gr de carne suína fornece 63% das necessidades diárias de vitamina B1 em homens e 86% em mulheres, fornecendo também boa parte das vitaminas B2 e B3, importantes no crescimento em crianças e no metabolismo, além de redução do risco de doenças coronárias, entre outros benefícios.

De acordo com dados da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), dos 13,1 quilos de carne por habitante consumidos no Brasil, apenas três quilos equivalem à carne fresca. O restante são embutidos, como presuntos, linguiças e salsichas. Além disso, o consumo total do País é considerado baixo se comparado com outras regiões. Cerca de 40% dos humanos consomem este tipo de proteína, segundo a FAO (organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação). Na Áustria, o consumo é de 73,1 quilos por habitante; na Espanha, 66 quilos; e no Paraguai, 26 quilos por habitante/ano.

''Trabalhamos orientados por consumidores cada vez mais exigentes. A Europa acaba de restringir drasticamente a utilização de antibióticos no processo de criação, ao mesmo tempo em que crescem as considerações sobre conforto animal. A carne suína brasileira alcança 76 países - por si só um demonstrativo de que estamos conseguindo acompanhar os rigorosos padrões estabelecidos pelo mercado internacional'', avalia o presidente da ABCS, Rubens Valentini.
Fonte : Folha de Londrina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.