sexta-feira, 4 de julho de 2008

Atividade vulcânica teve papel importante na história de Mercúrio



WASHINGTON (AFP) — A atividade vulcânica, e não o impacto de asteróides, desempenhou um papel central na história do planeta Mercúrio, para moldar a sua superfície, segundo estudos de astrônomos americanos, publicados nesta quinta-feira.

A conclusão é baseada na análise de numerosas imagens transmitidas pela sonda americana Messenger durante um vôo muito próximo, no dia 14 de janeiro de 2008, do menor planeta do sistema solar e também o mais próximo do sol.

Isso permitiu revelar a face oculta de Mercúrio; até então, 55% de sua superfície não havia sido jamais observada.

Os astrônomos estimam que Mercúrio conheceu abalos em sua topografia há entre três a quatro bilhões de anos sob o efeito de uma intensa atividade vulcânica como o demosntram espessas camadas de lava em imensas crateras.

"Essas imagens nos dizem que Mercúrio nem sempre foi um planeta inativo", explicou James Head, um cientista da Universidade Brown (Rhode Island, leste), principal autor de um dos onze estudos divulgados na revista americana Science datada de 4 de julho.

"Agora, queremos saber quando e porque Mercúrio cessou de ter atividades vulcânicas", acrescentou.

As origens das numerosas crateras na superfície de Mercúrio, que à primeira vista se parece com a Lua, foram objeto de polêmica após as imagens transmitidas pela sonda Mariner 10, a primeira a se aproximar de Mercúrio durante três vezes, em 1974 e 1975. Messenger foi a segunda.

Numerosos estudiosos pensavam que as crateras haviam sido resultado de impactos de asteróides, não de vulcões.

Os pesquisadores descobriram um grande número de fossas, de dobras geológicas, falésias de várias centenas de quilômetros de comprimento formadas aparentemente pelo movimento de placas tectônicas no início de sua história.

O conjunto dessas características geológicas indicam que a compressão gravitacional de Mercúrio é um terço maior que o estimado anteriormente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.