sábado, 5 de julho de 2008

FLEBITE

É todo o tipo de inflamação da parede das veias.

Tanto o sistema venoso superficial, como o profundo poderão ser acometidos por flebites, sendo mais freqüentes no superficial.

Clinicamente seus sinais são visualizados como cordões endurecidos e dolorosos, acompanhados de calor local, o que traduz o processo inflamatório e, acompanhados ou não de edema (inchação).

As causas mais freqüentes são as injeções medicamentosas intravenosas, sejam terapêuticas, tais como glicose hipertônica a 50%, sedativos, analgésicos e contrastes radiológicos; ou inadvertidas, feitas pelos usuários de drogas [cocaína].

Quando a flebite atinge o sistema venoso profundo, o quadro clínico apresenta maior repercussão e o paciente refere sensação de peso nas pernas, dor ao deambular, e edema, sempre presente, além do aumento da temperatura cutânea do membro acometido e coloração “avermelhada“. Dor à compressão das panturrilhas (batatas das pernas) também será sentida pelo paciente, quando a flebite acometer veias dessas regiões.

A flebite poderá regredir com o tratamento específico, ou evoluir, desencadeando uma obstrução, a chamada tromboflebite. Inflamação [flebite] + obstrução[trombose]. Do mesmo modo, poderemos ter as varicoflebites ou inflamação de veias varicosas, que quase sempre evoluem para varicotromboflebites.

As tromboflebites devem sempre ser tratadas adequadamente o mais precoce possível, pois o trombo (coágulo sanguíneo) aí existente poderá se extender para o sistema profundo, acarretando uma trombose venosa profunda e, daí se soltar e migrar para o pulmão, causando a temível EMBOLIA PULMONAR, que dependendo de sua intensidade, poderá ser fatal.

O diagnóstico de uma flebite é eminentemente clínico, pela história e exame físico, entretanto, em determinados casos, pode ser necessário utilizar exames complementares tais como o eco color Doppler ou duplex scan, que nos dará maiores informações sobre o processo.
Quanto ao tratamento podemos dizer que, uma flebite não complicada, responde bem ao repouso com pernas ou braços elevados, compressas mornas e úmidas nos locais das veias acometidas e antinflamatórios, orais ou tópicos , além de analgésicos e deambulação precoce, com uso de meias elásticas adequadas a cada caso. No entanto, em alguns casos deveremos utilizar as substâncias anticoagulantes, sejam venosas, subcutâneas ou orais, cujas indicações e tempo de uso, serão variáveis para cada caso.

Um comentário:

  1. apos um cirurgia apresentou um quadro no meu braço proximo onde ficou o cateter a qual passou o anestesico e os demais medicamentos e soros, que me foi dito pelo mesmo medico a qual fez a cirurgia que seria uma flebite e que nao tinha que fazer nada que sumiria com o tempo e que nao tinha problema algum, mas ja faz quase tres meses e a flebite suposta ainda esta no mesmo local, e agora?

    ResponderExcluir

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.