segunda-feira, 7 de julho de 2008

Você sofre da síndrome da fome noturna?


Esse problema afeta 1,5% da população geral, mas está presente em 10% dos obesos e 27% dos obesos mórbidos. E muitos levantam da cama para comer sem perceber!
Foi descrito pela primeira vez em 1955, mas voltou a ser mais estudada nos últimos anos, sendo que seus sintomas mais freqüentes são: fome noturna, a pessoa come mais da metade das calorias do dia no período entre 20h e 6h, dificuldade de pegar no sono, falta de apetite pela manhã, alterações de humor, depressão, ansiedade e falta de energia.

Estudos sugerem que essa síndrome pode ser desencadeada pelo estresse e que seus sintomas tendem a desaparecer quando o problema é resolvido ou atenuado. Chegar a afetar 1,5% da população geral, mas está presente em 10% dos obesos e 27% dos obesos mórbidos.

As pessoas que sofrem desse mal costumam não tomar café da manhã e ficam horas sem comer após despertar. Consomem muitas calorias durante a noite, em vários episódios, e beliscam principalmente alimentos ricos em carboidratos refinados e gorduras.

Curiosamente, nem sempre as pessoas que sofrem dessa síndrome têm consciência do que fazem e só descobrem o que ocorreu quando encontram restos de comida no quarto, pratos sujos na cozinha ou pacotes de bolacha vazios pela casa.

O tratamento ainda é incerto, mas o que se recomenda é a combinação de psicoterapia cognitiva comportamental, com objetivo de melhorar as causas de ansiedade e estresse, aconselhamento e uso de medicamentos anti-depressivos se necessário
Filippo Pedrinola é endocrinologista, formado pela Faculdade de Medicina da USP, diretor médico do The Balance Spa Punta Del Este e membro da American Thyroid Association Endocrine Society , da Associação Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e Associação Brasileira de Estudos sobre Obesidade (ABESO).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.