quarta-feira, 17 de setembro de 2008

A "rentrée" alimentar

Paula Veloso| 2008-09
Para ganhar saúde enquanto perde peso, não tome medicamentos ou chazinhos que nada fazem. Tente reduzir um pouco as quantidades do que come diariamente ou fazer algumas trocas.
Depois das férias, inicia-se um novo ano de trabalho. É assim que temos de o encarar. Como um novo ano, com mais força e maior motivação. Cronologicamente falando, este não coincide com o Ano Novo, que ainda demora mais três ou quatro meses, mas é a altura ideal para quem quer começar a mudar alguns hábitos. Faltam 15 semanas até ao Natal e muito pode ser feito até lá.

Para quem tem grande excesso de peso, seguir um plano alimentar adequado ao seu caso poderá fazê-lo perder entre 10 kg e 15 kg até lá. Para os que têm apenas alguns quilitos a mais, nessa altura poderão contar com 5-7,5 kg a menos, sem grande esforço.

Vale sempre a pena...
É comum ouvir dizer que nesta altura não vale a pena tentar mudar hábitos de vida, incluindo os alimentares, porque vem aí o Natal e estraga-se o que foi feito até aí... Por isso, as promessas de mudança apontam sempre para o início do novo ano, em Janeiro. No que toca a alcançar um peso saudável, quanto mais cedo melhor e qualquer perda já é um ganho. Por isso, se tem que emagrecer, comece hoje mesmo. Imagine que tem 10 kg a mais neste momento e que, com os excessos do Natal e Ano Novo, poderia engordar 3 kg. Se emagrecer 5 kg até lá, depois das festas terá 8 kg a mais (menos 2 do que neste momento). Se nada fizer para perder peso, no início do novo ano estará com 13 kg!!! A diferença entre fazer qualquer coisa e nada será no mínimo de 5 kg.

A origem das calorias importa?
Embora a perda de peso se efective quando as calorias que ingerimos através da dieta são inferiores às que gastamos na nossa actividade diária, venham elas de onde vierem, é importante considerar o equilíbrio global da dieta. Há dietas pobres em hidratos de carbono, outras pobres em calorias e outras pobres em gordura, mas são as percentagens adequadas destes nutrientes que permitirão perder peso e ganhar saúde em simultâneo.

Alguns sintomas associados a dietas desequilibradas:

Dieta pobre em hidratos de carbono

* Fadiga

* Irritabilidade

* Fraqueza muscular

* Obstipação

* Aumento do colesterol e triglicerídeos no sangue

* Problemas renais

Dieta pobre em proteínas

* Fadiga

* Constipações frequentes/baixa de defesas orgânicas

* Anemia

* Diarreia

* Fraqueza

* Queda de cabelo

Dieta muito baixa em gorduras

* Problemas de visão

* Intolerância ao frio

* Perda de massa óssea

* Carência de vitaminas e minerais

Em que ficamos?
Para perder peso temos que comer menos calorias ou gastar mais do que aquelas que ingerimos. Os alimentos que comemos, além das calorias contêm hidratos de carbono, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais que são indispensáveis para o equilíbrio e saúde orgânicos. Também os fitoquímicos, abundantes na maior parte dos produtos hortícolas e frutos, são indispensáveis à saúde e prevenção de certas doenças e não podem mesmo ser esquecidos.

Para ganhar saúde enquanto perde peso, não tome medicamentos ou chazinhos que nada fazem. Tente reduzir um pouco as quantidades do que come diariamente ou fazer algumas trocas. Comece por reduzir a gordura que utiliza para cozinhar ou temperar (incluindo o azeite), substitua os sumos ou bebidas alcoólicas por água ou chá e mexa-se um pouco mais todos os dias.

No meu livro "Dietas sem dieta" poderá, de forma muito simples, aprender a calcular a sua perda de peso e a repensar a sua forma de comer, com receitas saudáveis, rápidas e saborosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.