terça-feira, 23 de setembro de 2008

Uso de acetominofen eleva risco de asma em crianças

Por Redação, com agências internacionais - de Costa Rica


A asma é uma enfermidade que se caracteriza pelo estreitamento dos bronquíolos

O uso de paracetamol (acetominofen) no primeiro ano de vida eleva, em 46%, o risco de crianças desenvolverem asma ao cumprir entre seis e sete anos de vida.

O consumo deste analgésico, comum para tratar a dor e a febre, também aumenta as possibilidades da criança sofrer rinoconjuntivite (alergias nos olhos e nariz) e eczema (transtorno da pele similar a erupções).

Assim sugere um trabalho cientifico realizado a 205.000 crianças com entre seis e sete anos de idade de 31 países.

Os especialistas do Instituto de Investigação Médica da Nova Zelândia realizaram a investigação, parte do projeto internacional de asma e alergias (ISAAZ, por suas siglas em inglês).

A asma é uma enfermidade que se caracteriza pelo estreitamento dos bronquíolos, o que causa episódios recorrentes de sensação de falta de ar, pressão no peito e tosse.

O mal tem origem genética, o que significa que uma criança nasce com a predisposição à doença, mas se desenvolve quando entra em contato com as condições ambientais idôneas.

Segundo explicaram os cientistas, o paracetamol poderia modificar os mecanismos de defesa dos pulmões, favorecendo uma reação alérgica e o desenvolvimento ou complicação de uma crise asma.

- O paracetamol pode reduzir os níveis de antioxidantes e (...) pode causar estresse nos pulmões e favorecer a asma – manifestou Richard Beasley, investigador do Instituto Médico de Nova Zelândia.

Tradução: Diego Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.