quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Enxugue as medidas sem contar calorias

Driblar o estresse, malhar pela manhã e beber água são alguns dos caminhos
Da Redação

Você suspeita daquele amigo que diz seguir as dietas a risca, malhar regularmente e mesmo assim não consegue emagrecer?

Pois não deveria. O grande vilão dessa história pode ser o estresse provocado por uma rotina caótica – acúmulo de tarefas, trânsito congestionado, discussão com o chefe...

Como conseqüência da tensão o nosso organismo reage hiperestimulando as glândulas supra-renais.

Localizadas acima dos rins, elas são encarregadas de fabricar adrenalina e cortisol – hormônios que preparam o corpo para se defender em situações de perigo.

Esse mecanismo deixa você mais esperto para resolver as tarefas diárias. No nosso dia-a-dia, porém, é comum ter os níveis de cortisol constantemente altos, o que causa o aumento dos estoques de gordura. E as mulheres são as maiores vítimas.

Mas não desanime! Médicos e nutricionistas apontam passos para driblar as alterações causadas pelo estresse e, com isso, chegar ao peso desejado mais facilmente – a estimativa é de que você perca até 1,5 quilo por semana. E sem contar calorias!

Organize a agenda para driblar o estresse

Fugir dos compromissos de todo o dia é difícil. Mas é importante que você procure um jeito de relaxar, evitando que o estresse se torne crônico a ponto de mexer com seus hormônios.

Segundo o especialista John Gray, quando as mulheres não conseguem reservar tempo para dar atenção aos familiares, o organismo produz menos ocitocina, substância batizada pelo terapeuta americano de hormônio do amor.

Os níveis baixos dessa substância resultam em angústia – emoção que serve de trampolim para o stress, que pode fazer você ganhar 3, 4, 5 quilos mesmo sem abusar da comida. Para muitas mulheres, a angústia dispara o gatilho da fome.

“A hipófise, glândula que se localiza abaixo do cérebro, sofre influência dos estados negativos, mandando você consumir especialmente doce”, explica a nutricionista Ana Laura Guimarães, de Porto Alegre.

Aí vem mais peso. Quer um conselho? Cave outros 30 minutos na agenda só para você. Aproveite para fazer exercício, meditar, hidratar o cabelo, ir à manicure, ler um livro...

“Quando a mulher se cuida, além de ocitocina, aumenta a produção de serotonina”, diz Gray. A partir disso, o risco do stress pesar na balança é duplamente menor.

Beba água ativada ao acordar
Essa é uma boa maneira de começar o dia: a água limpa o organismo e estimula o funcionamento do intestino, o que facilita a perda de peso.

Se quiser um resultado mais intenso, ative sua água matinal. Como fazer isso? Para um copo de 240 mililitros, John Gray recomenda acrescentar: suco de meio limão e uma colher (chá) de mel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.