terça-feira, 23 de setembro de 2008

Exercícios ajudam a proteger fígado de diabéticos

Além de ser ideal para manter a forma física e indispensável para o bom funcionamento do organismo, a prática de exercícios físicos também ajuda pessoas com diabetes tipo 2 a reduzir a gordura armazenada no fígado e em volta dele. É o que indica um estudo desenvolvido por pesquisadores americanos da Universidade Johns Hopkins. Diabéticos que estão acima do peso ou obesos são os candidatos mais prováveis a desenvolver a esteatose hepática – o mesmo que fígado gorduroso.

Uma vez com essa doença, os pacientes têm mais chances de sofrerem com cirrose, insuficiência hepática e câncer. Além disso, as pessoas com fígado gorduroso ficam com o metabolismo comprometido, com mais risco de inflamações, além de outros fatores que proporcionam maior risco de problemas cardíacos.

Para chegar aos resultados, os pesquisadores dividiram 77 diabéticos em dois grupos: um passou seis meses praticando exercícios como pedalar, correr e caminhar e o outro manteve uma rotina sem se exercitar. Depois do período de observação, os cientistas perceberam que o grupo ativo apresentou uma melhora no condicionamento físico e redução da gordura corporal. Fora isso, os diabéticos que se exercitaram tiveram uma redução de 40% da gordura no fígado.

“Pessoas com diabetes tipo 2 têm uma razão adicional para serem ativas e se exercitarem, não apenas porque é bom para sua saúde geral, mas porque há um benefício de diminuir a esteatose hepática, que complica sua doença e pode acelerar males cardíacos e a insuficiência hepática", disse o fisiologista Kerry Stewart, líder do estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.