quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Uso de escadas pode diminuir risco de morte

Quer largar seus hábitos sedentários mas não encontra tempo na agenda? Um estudo suíço divulgado nesta segunda-feira(01/09/2008) pode ter encontrado uma solução muito simples para esse tipo de problema. Segundo as pesquisas realizadas por Philippe Meyer, do Hospital Universitário de Genebra, a simples substituição dos elevadores pelas escadas no local de trabalho pode reduzir o risco de morte prematura em 15%.

Para o estudo, Meyer analisou 69 funcionários do hospital qualificados como sedentários, ou seja, que praticavam menos de duas horas semanais de exercícios e subiam ou desciam menos de dez lances de escadas por dia. Durante três meses, os voluntários tiveram que trocar o conforto dos elevadores pelos esforço de subir e descer degraus. De uma média de cinco andares diários, eles passaram a percorrer 23 andares por dia.

Ao final da pesquisa, os funcionários submetidos ao desafio foram recompensados com menores índices de gordura do corpo, pressão sanguínea e colesterol. Eles também tiveram uma diminuição no tamanho da cintura. Todos esses fatores combinados representam um risco 15% menor de morte prematura independente da causa, concluiu o estudo.

“Isso sugere que a subida de escadas no ambiente de trabalho pode ter um grande impacto na saúde pública”, disse Meyer durante o encontro anual da Sociedade Européia de Cardiologia, em Munique. “No entanto, os resultados do estudo piloto ainda precisam ser confirmados com uma amostra randômica e controlada maior,” ponderou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.