quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Drª Kelly Adan - Nutricionista

A Operação Verão do iBahia.com não pára. Nesta semana o bate papo foi com a nutricionista Kelly Adan. Ela, que é coordenadora de nutrição do Hospital Espanhol, esclareceu muitas dúvidas a respeito das dietas milagrosas que algumas pessoas recorrem para perder peso em pouco tempo. Em entrevista a drª Kelly explicou o mal que as famosas dietas da sopa, da lua, entre outras, podem causar no organismo de uma pessoa. Confira na íntegra todas as dicas da médica!

iBahia.com - Com a chegada do Verão muitas pessoas recorrem as dietas milagrosas para emagrecer porque as consideram ágeis. Dieta da lua, do abacaxi, da sopa. Na maioria das vezes elas funcionam?
As dietas milagrosas que prometem uma rápida perda de peso, em um curto espaço de tempo, infelizmente não consideram as necessidades nutricionais individuais. São lançadas na mídia para atingir um público que busca soluções extremamente rápidas para o problema de sobrepeso ou mesmo obesidade, sem imaginar ou mesmo saber que o emagrecimento conquistado com dietas desta natureza, além de ser falso, traz danos severos à saúde, sendo uma ameaça à vida.


iBahia.com - Essas dietas feitas sem acompanhamento médico causam algum mal ao organismo? Porque?
Sim. Regimes desorientados e com dietas extremamente restritivas, normalmente muito hipocalóricas, sem acompanhamento médico e/ou nutricional, levam à diminuição da imunidade, da resistência física, aumentando a suscetibilidade de adquirir doenças. Favorecem também a perda de massa muscular, a instalação de quadros de transtorno alimentar e até mesmo desnutrição, pela eliminação da oferta de nutrientes essenciais, além é claro, do desestímulo pois depois do sacrifício e retorno aos hábitos alimentares normais e incorretos, a balança sinaliza aumento gradativo de peso, confirmando o “efeito sanfona”, porque o organismo ao perceber uma diminuição dos nutrientes que habitualmente lhe são fornecidos, passa a trabalhar em estado de alerta, armazenando o máximo do que consome e diminuindo o gasto de energia , mas continuando a enviar sinais de fome. Durante todo este processo, as células de gorduras (adipócitos) presentes não desaparecem, elas apenas “murcham” e continuam a esperar o momento ideal, o termino das restrições, para voltar a “inchar”, engordando todo o corpo, possivelmente em quantidades maiores do que antes.

iBahia.com - Quem não tem condições de ter um acompanhamento médico pode fazer que tipo de dieta para emagrecer?
Todos nós temos o dever de proporcionar saúde ao nosso corpo, à nossa mente e espírito. Um check-up anual básico, para avaliação médica (exames clínicos-laboratoriais e de imagem) é compromisso inadiável, mesmo para aqueles que não têm condições de ter acompanhamento, por falta de plano de saúde, devendo buscar a rede pública para tal. O objetivo nada mais é que a prevenção de doenças crônico-degenerativas , feita através de encaminhamentos para profissionais como nutricionistas, disponíveis em postos de saúde e ambulatórios de faculdades, que avaliarão gratuitamente, a condição nutricional do paciente e trabalharão a reeducação alimentar, baseada nos hábitos alimentares e necessidades nutricionais, priorizando uma alimentação saudável e segura do ponto de vista microbiológico. Nunca a dieta milagrosa restritiva, porque esta de nutrição não oferece nada.

iBahia.com - Os famosos chás, verde e branco, são realmente indicados para quem quer perder peso rapidamente? Como eles atuam no organismo?
O chá verde e o chá branco são produzidos a partir da oxidação das folhas da planta Camelia sinensis. A diferença entre eles é que o branco é colhido quando as folhas ainda estão bem jovens. Pesquisas indicam que o chá branco, por ter as folhas mais jovens, possui maior concentração de catequinas, que são as principais substâncias ativas do chá branco e do chá verde. As catequinas são consideradas potentes antioxidantes e antiinflamatórios. O consumo regular de chá verde ou branco oferece diversos efeitos protetores ao organismo, devido a redução do processo inflamatório de uma maneira geral, auxiliando na prevenção do desenvolvimento de doenças crônicas como o câncer, diabetes e doenças arteriais-coronarianas. O seu efeito termogênico, também pode auxiliar na perda de peso, desde que associado a mudanças na alimentação (reeducação alimentar) e hábitos de vida. Apresentam concentrações significativas de taninos, substâncias que podem inibir a absorção dos outros nutrientes, ferro principalmente, e portanto recomenda-se consumi-los fora das principais refeições. Além disso, pela presença de cafeína, é importante que sejam evitados à noite, para não prejudicar o sono e por hipertensos.
Os estudos indicam que o consumo ideal de chá verde para garantir os benefícios das catequinas é de 4 a 5 xícaras ao dia.


iBahia.com - Ficar muito tempo sem comer, ou comer poucas vezes ao dia ajuda na hora de emagrecer?
Muito pelo contrário, ajuda a ter mal-estar como hipoglicemia, cefaléia, desidratação e a engordar, pela fome produzida em função do tempo sem ingestão, fazendo com que o consumo seja maior e justamente pelo fato de que o organismo ao perceber a “privação” absorve e estoca tudo que consome. O fracionamento da alimentação é sempre indicado. Comer mais vezes ao dia, em menores quantidades, para não sobrecarregar o processo digestivo e não abusar na refeição seguinte é o mais recomendável.

iBahia.com - Qual a dica que você daria aos internautas do iBahia que querem emagrecer até o verão e usam essas dietas milagrosas?
Avaliem as conseqüências e repensem a utilização de “recursos” que vão prejudicar o organismo, elevando o colesterol, o ácido úrico, sobrecarregando a função renal, hepática, comprometendo a função intestinal, podendo causar até desnutrição;
Procurem identificar, junto a profissionais da área de saúde, as causas do excesso de peso;
Busquem hábitos alimentares saudáveis e sigam com eles para o resto da vida;
Só o que emagrece é uma dieta bem feita e dieta bem feita significa uma boa reeducação alimentar;
Que se engorda, na maioria das vezes, porque a quantidade de calorias ingeridas, através dos alimentos, é superior à quantidade de calorias gastas no dia-a-dia pelo metabolismo e atividade física produzindo um balanço positivo de energia;
Uma alimentação saudável deve equilibrar todos os nutrientes e priorizar os legumes, grãos, folhosos, as frutas, verduras, cereais integrais, carnes magras, azeite de oliva, sementes oleaginosas, abacate e azeitona, leite e iogurtes desnatados, queijos brancos e alimentos menos industrializados possíveis;
Reduzir o consumo de alimentos gordurosos, alimentos ricos em sódio, doces e carboidratos refinados;
Moderar bastante o consumo de bebidas alcoólicas;
Manter hidratação adequada;
Para emagrecimento saudável é necessário também prática regular de exercícios;
O importante não é só emagrecer. É ter saúde, pensar magro e ter o peso que se sinta bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.