sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Dois ovos diários reduzem o colesterol e ajudam na redução do peso

(20/09/2008) Geral
Até algum tempo atrás acreditava-se que havia uma ligação direta entre o consumo de alimentos ricos em colesterol e o aumento do colesterol do sangue, o que poderia aumentar os riscos de doenças do coração.
Porém estudos feitos por um grupo de cientistas da Universidade de Surrey, Inglaterra, liderados pelo Dr. Bruce Griffin, e publicados no periódico de nutrição da Europa (The European Journal of Nutrition) acabam de demonstrar que o consumo de 2 ovos diários proporcionam benefícios ás pessoas em regime de restrição calórica na dieta, não só na redução do colesterol plasmático como também, perdem peso com mais facilidade.
A pesquisa envolveu, por um lado, um grupo de 50 indivíduos voluntários com sobrepeso, mas sadios, consumiram 2 ovos por dia, por um período de 12 semanas. Esses indivíduos também foram submetidos a uma dieta de restrição calórica de acordo com as recomendações da Fundação Britânica do Coração. O outro grupo, igualmente de 50 indivíduos sadios, seguiu a mesma dieta de restrição calórica, mas sem o consumo dos dois ovos diários.
Ambos os grupos experimentais perderam peso e tiveram redução significativa no nível médio de colesterol no sangue.
Os autores da pesquisa disseram não ter encontrado nenhuma evidência suficientemente convincente que o consumo maior de dietas ricas em colesterol, ou de ovos, levasse a uma maior incidência de doenças coronárias nos grupos estudados. Na verdade o que se viu foi um benefício da ingestão diária dos 2 ovos à saúde daqueles indivíduos sob dietas da restrição calórica.
Uma justificativa para o fato que o consumo de ovos no café da manhã contribuem para a perda de peso poderia ser a manutenção da sensação de saciedade das pessoas durante mais tempo.
Esse estudo reforça o consenso de que é o consumo de gorduras saturadas, estas sim, as maiores responsáveis por aumentos no colesterol sanguíneo das pessoas não havendo razão para culpar o consumo de ovos, que são ricos em gorduras insaturadas, mais saudáveis, mas muito pobres em gorduras saturadas.

Fonte: www.dailymail.com.uk

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.