quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Menopausa

Um batalhão de mulheres em todo o mundo e os mesmos sintomas: passar bem pela menopausa pode ser uma questão de informação
Por Maria Fernanda Schardong
Visualizações:2


Os dados são da Organização Mundial de Saúde. Até 2030 mais de 1 bilhão de mulheres em todo o mundo estarão na menopausa. No Brasil, segundo o IBGE, das 86 milhões de mulheres, cerca de 23,5 milhões têm mais de 50 anos. Um batalhão de mulheres em plena atividade e às voltas com os sintomas físicos e emocionais que a fase acarreta. Passar por eles, defendem especialistas, é uma questão de informação e cuidado.

Uma alimentação equilibrada e saudável é uma das principais armas à disposição das mulheres para amenizar os sintomas da menopausa.

Durante a menopausa, a mulher deixa de produzir hormônios (progesterona e estrógeno) importantes para o bom funcionamento do organismo. Com a falta desses hormônios, as taxas de colesterol e triglicérides podem aumentar e a absorção de cálcio pelos ossos diminui, ocasionando doenças cardiovasculares e a osteoporose, respectivamente.

De acordo com a nutricionista Tereza Labanca, consumir frutas e legumes é indispensável nesta fase. “Esses alimentos são ricos em substâncias antioxidantes que combatem os radicais livres que prejudicam tanto o organismo, predispondo-o inclusive a doenças como o câncer” afirma a nutricionista.

O consumo de água também é muito importante, pois, nesse caso, a água ajuda a liberar toxinas do organismo responsáveis pelo envelhecimento da pele, e que com a diminuição da produção de hormônios, começa a ser percebido. As fibras também auxiliam a combater os sintomas da menopausa, frutas e cereais integrais (aveia e granola), derivados da soja, além de alimentos ricos em cálcio, leite desnatado, iogurtes e queijos brancos, que combatem à osteoporose.

Porém,assim como alguns alimentos são indicados para o controle dos sintomas da menopausa, alguns deles podem se tornar perigosos inimigos para o corpo feminino. Gorduras saturadas, sal, carnes salgadas, queijos amarelos, salgadinhos e carne de porco devem ser evitados, dessa maneira, doenças degenerativas e hipertensão, ocorrem com menos freqüência nas mulheres que excluem esses alimentos de sua dieta.

Os exercícios físicos também ajudam, pois melhoram a parte cardiorrespiratória e aliviam o estresse. Assim como o sol, que auxilia a fixar a vitamina D, responsável pela absorção do cálcio pelo organismo e pelos ossos.

Na opinião da nutricionista, além de uma alimentação balanceada aliada à prática de atividades físicas, o mais importante é encarar essa fase da vida sem medo, com muita alegria de viver. “A mulher madura deve receber esta fase com muito carinho, pois não indica envelhecimento e sim, maturidade e sabedoria. Aos 50 anos existem mulheres lindas, que se cuidam e se amam: cada fase da vida tem sua beleza” conclui Tereza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.