terça-feira, 9 de setembro de 2008

Bahia tem cinco dias para vacinar quase 1,5 milhão contra rubéola

Paula Pitta, do A Tarde On Line
Iracema Chequer | Ag. A Tarde


A menos de uma semana do último dia da Campanha Nacional de Vacinação "Brasil livre da rubéola", que termina no dia 12, a Bahia ainda resta vacinar 1.452.794 milhão de pessoas na faixa etária de 20 a 39 anos. Até sexta-feira, 5, data do último balanço, 3.365.121 baianos foram imunizados, o que representa 69,85% da população, que é de 4.817.915.

A coordenadora do programa de imunização do Estado da Bahia, Fátima Aguirra, não está otimista em conseguir alcançar a meta. "Provavelmente, não vamos conseguir imunizar essas quase 1,5 milhão de pessoas até o dia 12. No fim de semana, fizemos reuniões para avaliar as estratégias e hoje (segunda) vamos voltar a nos reunir, para rever o que já fizemos e o que podemos mudar", diz Fátima.

Ela explica que a estratégia agora é colocar postos em eventos e locais de grande concentração de pessoas, além de ir de casa em casa em bairros, onde tenha muitas pessoas que ainda não se vacinaram. Durante a campanha, 9 mil postos estão disponíveis na Bahia para vacinação, em Salvador são 700, sendo que 150 fixos e o restante móvel.

Questionada da possibilidade de prorrogar a campanha, Fátima diz que torce para que isso não aconteça. "Espero que não seja necessário, pois cinco semanas de campanha exige muito da equipe, é muito desgastante. Vamos manter o trabalho e rever as estratégias para tentar alcançar a meta", diz.

A Bahia já não é mais o estado com pior alcance no Nordeste. Maceió, que vacinou 65.88%, e Rio Grande do Norte, 66,38%, estão na frente da Bahia, que ocupa o terceiro lugar dessa lista entre nove estados.

O Brasil também não está com um desempenho satisfatório. De acordo com o Vacinômetro do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações, 72,96% das mulheres e 63,83% dos homens tomaram a dupla viral (contra sarampo e rubéola), enquanto o ideal para a quarta semana da campanha era alcançar, pelo menos, 80% dos brasileiros.

Na média entre homens e mulheres o índice de vacinados no país é de 68,43%, abaixo dos 69,85% da Bahia. Em Salvador, esse percentual é 67,86% da população. Cerca de 720.463 soteropolitanos foram imunizados, do total de 1.061.746.

CAMPANHA - Essa é a maior campanha da vacinação contra rubéola e sarampo do mundo, com a pretensão de imunizar 70 milhões de pessoas. Essa campanha surgiu depois do registro de surto da rubéola em alguns estados brasileiros em 2007. Na Bahia, foram 209 casos, sendo que 56 na capital. Este ano, foram 29, 14 em Salvador.

O principal risco da rubéola é o contágio de mulheres grávida, podendo causar a sindrome da rubéola congênita, em que o bebê pode nascer com deformações, como cegueira e surdez. O contágio da doença acontece através da respiração, saliva ou secreção nasal e os sintomas são febre, manchas vermelhas no corpo, começando pela cabeça, e íngua no pescoço, como explica Fátima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.