quarta-feira, 17 de setembro de 2008

País produz droga genérica do coquetel antiaids

17 de Setembro de 2008

O Brasil começa a produzir o genérico do anti-retroviral Efavirenz - o primeiro medicamento antiaids fabricado no país após a quebra de patente. A Fiocruz protocolou nesta terça-feira, na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o pedido do registro da versão genérica do remédio, cuja patente foi quebrada em maio de 2007. Os primeiros lotes do medicamento devem chegar ao mercado no primeiro semestre de 2009. O Efavirenz é um dos 17 remédios que compõem o coquetel de drogas capazes de inibir a reprodução do HIV.

Antes da quebra de patente, o país gastava cerca de 90 milhões de reais com a compra do remédio, usado por 77.000 pacientes. Depois, com a aquisição do genérico produzido na Índia, a economia superou os 25 milhões anuais. Os estoques do genérico indiano duram até meados de 2009. A idéia é que, terminado o estoque, a Fiocruz possa abastecer toda a demanda nacional com o produto nacional.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse ao jornal O Estado de S.Paulo que o genérico do Efavirenz terá um custo "competitivo" com o medicamento que hoje é importado da Índia. "Mesmo que (o preço) seja um pouco superior, a estratégia é importante. Reforça a indústria nacional, dá independência ao país", disse.O remédio é feito em conjunto com três laboratórios nacionais: Cristália, Nortec e Globequímica. As empresas ficaram encarregadas de produzir a matéria-prima e a Fiocruz, o produto final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.