quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Exercício localizado faz barriga secar mais rápido


Combinação de corrida com musculação age na parte mais difícil de reduzir medidas
Júlia Ferraz

A procura por métodos, dietas, exercícios, ou até milagres, que dão conta de acabar com aquelas dobrinhas a mais na barriga não é à toa. A região é uma das mais difíceis de deixar em ordem e requer um esforço extra. “O corpo emagrece de forma geral, mas fica um resíduo de gordurinha (na barriga) que é preciso mais sacrifício”, diz Bruce Liu, instrutor de musculação da academia Competition.

Por conta desta dificuldade, o ideal é combinar um exercício cardiorrespiratório com a musculação para otimizar o resultado. A esteira, ou a corrida, queimam a gordura extra, enquanto a musculação tonifica a massa muscular e faz o músculo utilizar parte desta reserva de gordura para ter energia.

Liu afirma que o ideal seria fazer a atividade física em algum lugar com infra-estrutura, mas, para quem não tem disponibilidade, combinar caminhadas com abdominais já ajuda e muito. “Para quem é sedentário um único exercício já faz diferença”, diz o professor de educação física.

Freqüência
Decidir que vai começar a prática é a parte mais fácil da empreitada. Depois disso, é preciso manter regularidade para conseguir alcançar o resultado desejado. O instrutor avisa que se exercitar três vezes por semana é o mínimo recomendado. “Com duas vezes o espaço entre um estímulo e outro fica muito grande e não há tanto impacto”.

Os resultados variam de pessoa para pessoa, mas em geral, em cerca de três a quatro semanas a pessoa já sente diferença no corpo. Controlar a alimentação também é fundamental para o progresso de cada pessoa.

“A relação entre atividade física e alimentação é pura matemática”, afirma Liu. Para emagrecer é preciso fazer a conta entre o quanto se ingere de calorias e o quanto se gasta. Portanto, não adianta começar os exercícios e continuar comendo o mesmo ou até descambar nos docinhos.

Para fazer em casa
Liu ensina dois tipos de abdominais para fazer em casa, que como já dito, devem ser complementados com uma caminhada ou até subida de escada.

O instrutor recomenda começar de leve e depois aumentar o ritmo. Faça apenas o primeiro por um mês, depois comece o segundo.

Abdominal 1
Deite de costas em um colchonete
Deixe os joelhos flexionados e os pés no chão
Suba o tronco de 20 a 30 graus, deixando a lombar apoiada no chão

Comece com 2 séries de 15 repetições
À medida que se sentir confortável, vá aumentando até chegar a 4 séries de 15 repetições

Abdominal 2
Deite de costas em um colchonete
Deixe os joelhos flexionados e os pés no chão
Coloque as palmas das mãos no chão, com os braços ao lado do corpo
Traga os dois joelhos em direção ao peito, sem tirar as mãos do chão

Comece com 2 séries de 12 repetições
Aumente gradativamente até chegar a 4 séries de 15 repetições

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.