quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Redução do estômago melhora quadro de diabete

Técnica é mais eficaz para combater doença do que a que apenas implanta um anel no órgão

Da Redação

A cirurgia de redução de estômago é uma das opções usadas atualmente para combater a obesidade mórbida, caso em que os pacientes muito acima do peso apresentam um índice de massa corporal (IMC) superior a 40. Mas agora um estudo realizado na França mostra que essa cirurgia também pode ser eficaz para reduzir os sintomas da diabete, informa o site da VEJA.

Pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisa Médica compararam em cobaias as duas técnicas mais usadas para reduzir o peso dos pacientes. Um grupo de camundongos teve parte do estômago removido e outro passou por uma operação que coloca uma faixa ao redor do órgão, evitando que ele seja completamente preenchido nas refeições.

A redução de peso é igualmente eficaz nos dois métodos, mas, no primeiro, os sintomas da diabetes começaram a diminuir em apenas alguns dias, muito antes de qualquer perda de peso visível. Segundo os cientistas, isso acontece não pela diminuição do estômago, mas porque na cirurgia é modificado o caminho que a comida faz até o intestino.

Com o tecido retirado do órgão é construído um desvio até a parte final do intestino delgado, o que diminui a absorção de nutrientes e calorias pelo corpo. Esta mudança no processo digestivo aumenta a sensibilidade à ação da insulina – o que baixa as taxas de açúcar no sangue.

Como a operação de restrição do volume com uma faixa não mexe no intestino, ela não interfere nos sintomas da diabetes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.