terça-feira, 23 de setembro de 2008

Biodieta acompanha o ritmo do organismo

Biologia e nutrição se unem para alcançar o emagrecimento.
Mariana Ortiga

Fazer dieta sem precisar abrir mão do chopinho na quarta-feira ou daquele bolo de chocolate em plena segunda parece sonho ou devaneio? Sim. Pode até parecer loucura, mas essa possibilidade existe para os adeptos da Biodieta.

Baseada em uma ciência oriental chamada Biorritmo, que estuda o relógio biológico e aspectos emocionais e intelectuais de cada indivíduo, a dieta considera o funcionamento do organismo de cada um para estabelecer em quais dias pode-se ou não consumir o que se deseja. O resultado varia na perda de oito a 12 quilos por mês.

A bióloga Fabiane Guimarães explica que existem dias em que há maior facilidade para engordar e é isso que o estudo do biorritmo determina. De acordo com o resultado, obtido a partir da coleta de dados e cálculos feitos por um software, o plano é elaborado.

Dieta do semáforo

Haverá três tipos de dias: verde, amarelo e vermelho. No primeiro, as refeições são liberadas e significa que o corpo está preparado para não transformar o consumo em aumento de peso. No segundo, duas das quatro refeições são liberadas. Já no terceiro, escolhe-se um mesmo alimento para comer durante todo o dia, que é considerado crítico pelo fato de o organismo está propenso ao ganho de peso.

– Sabemos, quem dirige e quem não dirige, o que significam as três cores em um semáforo e o risco que corremos em avançar o sinal ou trafegar livremente quando nos é permitido. É dessa maneira que a Biodieta funciona – compara Fabiane.

Nos dias vermelhos, por exemplo, cada um escolhe um alimento sólido para consumir no almoço e na janta. A escolha, no entanto, precisa estar de acordo com os grupos de alimentos pré-determinados pela nutricionista Rosani Souza, que elabora os programas junto com a bióloga Fabiane Guimarães.

No período da dieta, a única restrição é o açúcar branco. Chocolate pode, se for diet. Bebida alcóolica é liberada, assim como tudo o que é líquido, desde que sem açúcar.

– Não fazemos dietas à base de fruta e verdura porque perderíamos nutrientes importantes, mas todo mundo sabe o que deve ou não comer, não adianta obrigar. Quem não gosta de verde, desistiria com mais facilidade, caso restringíssemos a alimentação assim – avalia a nutricionista Rosani Souza.

A biodieta conta ainda com a ajuda de florais para auxiliar no controle da ansiedade e da angústia.
DONNA DC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.