quarta-feira, 24 de julho de 2013

Astaxantina, um antioxidante com grandes benefícios para a saúde

A astaxantina é o carotenoide que proporciona a cor vermelha ao salmão, camarão ou os flamingos. 

A astaxantina é produzida por diferentes tipos de algas, que são à base da alimentação do zooplâncton e krill, que por sua vez são os alimentos preferidos daqueles que armazenam o pigmento na pele e no tecido adiposo, sendo esta a razão da sua cor avermelhada.

A astaxantina não sofre desbotamento por isso a coloração avermelhada dos peixes e mariscos, assim ao cozinhar camarões ou lagostas estes continuam mantendo a cor avermelhada. Por ser um pigmento solúvel é incorporado nas membranas celulares.

A combinação das propriedades antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias da astaxantina lhe permitem abordar uma ampla gama de problemas de saúde. A astaxantina é o carotenoide antioxidante mais poderoso quando se trata da captação de radicais livres, inclusive acredita-se ser mais poderoso do que a vitamina C, mais potente do que o beta-caroteno e que a vitamina E.
Possui uma estrutura única, e trabalha em alguns aspectos muito singulares. Por exemplo, a maioria dos antioxidantes são esgotados após terem transferido os seus elétrons livres. No entanto, a astaxantina possui um enorme excesso, o que permite que ela permaneça “ativa” por muito mais tempo.

Também é possível manipular vários radicais livres ao mesmo tempo, em alguns casos mais de 19 simultaneamente. Isto se faz mediante a formação de uma nuvem de elétrons em torno da molécula. Isto é conhecido como o deslocamento de ressonância de elétrons. Quando os radicais livres tentam roubar elétrons da molécula de astaxantina, são simplesmente absorvidos e neutralizados por esta nuvem de elétrons, de uma só vez.

A astaxantina também pode atravessar a barreira sangue-cérebro e a barreira sangue-retina, e proporcionar uma proteção antioxidante e anti-inflamatória no cérebro e nos olhos.
Principais Benefícios Da Astaxantina:
A astaxantina por ser um carotenoide é benéfica contra os efeitos nocivos da luz solar, protegendo os olhos da catarata, degeneração macular e cegueira.

A astaxantina ajuda a minimizar os danos celulares que originam os radicais livres que se formam mediante o exercício físico intenso ou que envolvam o oxigênio e os processos oxidativos. Os atletas que usam antioxidantes se recuperam antes e aumentam as suas defesas, já que melhoram o funcionamento do sistema imunológico.
A astaxantina protege os neurônios e pode retardar os efeitos da diminuição cognitiva relacionada com a idade, assim como diminuição das funções psicomotoras.

Ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo, ajuda a reduzir a pressão arterial, o colesterol ruim e os triglicerídeos, razão pela qual favorece a saúde cardiovascular.
É um poderoso anti-inflamatório natural, favorece os processos de recuperação da artrite e da asma.

fonte:http://www.saudedicas.com.br/dicas/astaxantina-um-antioxidante-com-grandes-beneficios-para-a-saude-2313882
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.